Descrição de chapéu América Latina drogas

México captura Ovidio Guzmán, filho do poderoso narcotraficante El Chapo

Em resposta, criminosos trocaram tiros com forças de segurança e atearam fogo em veículos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | AFP e Reuters

A polícia do México prendeu nesta quinta (5) Ovidio Guzmán, 32, filho de Joaquín "El Chapo" Guzmán, um dos maiores narcotraficantes de todos os tempos, disse o secretário de Defesa Luis Cresencio Sandoval.

Guzmán foi capturado em Culiacán, no estado de Sinaloa. Em reação, criminosos trocaram tiros com agentes e atearam fogo em carros. Três pessoas morreram nos confrontos, segundo autoridades locais.

Conhecido como El Ratón, Guzmán é acusado de liderar a facção Los Menores, ligada ao cartel de Sinaloa. Agora, o narcotraficante está sob responsabilidade da promotoria especializada em crime organizado e foi transferido para a capital, Cidade do México, em um avião da Força Aérea.

Ovidio Guzman, filho de El Chapo, ao ser capturado no México em 2019
Ovidio Guzman, filho de El Chapo, ao ser capturado no México em 2019 - Ho - 30.out.2019/Cepropie/AFP

Ele já havia sido preso em 2019, mas foi solto horas depois em uma concessão das autoridades para conter a violência. À época, o caos instaurado por criminosos aumentou a pressão sobre o presidente Andrés Manuel López Obrador, que tinha assumido o cargo meses antes prometendo pacificar o país.

Nesta quinta, criminosos buscam repetir a estratégia e pressionar as autoridades. Segundo Sandoval, ao menos 19 pontos de bloqueio foram registrados em Culiacán, onde moram cerca de 800 mil pessoas.

Imagens nas redes sociais mostram veículos em chamas e a presença ostensiva de militares nas ruas. Tiroteios foram relatados próximos do aeroporto, onde a Aeromexico informou que um avião que se preparava para decolar foi atingido por um disparo —ninguém ficou ferido. As operações no terminal foram interrompidas, e autoridades suspenderam as aulas e um jogo do campeonato mexicano de futebol.

O governador de Sinaloa, Rubén Rocha Moya, pediu calma à população. "Peço que mantenham a calma e se refugiem em suas casas. As autoridades estão exercendo sua função", escreveu nas redes sociais.

Sandoval destacou que a captura de Guzmán foi fruto de seis meses de trabalho dos times de inteligência, num esforço com diversos órgãos do Estado. O narcotraficante era um dos mais procurados do país —os EUA tinham oferecido US$ 5 milhões (R$ 27 milhões) por informações que levassem à sua prisão.

Na véspera, autoridades mexicanas deslocaram cerca de 200 soldados a Ciudad Juárez, na fronteira com os EUA, para combater o crime organizado. A decisão se deu dois dias após um ataque armado a uma prisão na mesma cidade terminar com 26 mortes e a fuga de dezenas de detentos —25 seguem foragidos.

A crise acontece a poucos dias da visita do presidente dos EUA, Joe Biden, ao país. O americano deve ir à Cidade do México na próxima terça-feira (10) para uma cúpula com AMLO, como Obrador é conhecido, e Justin Trudeau, premiê do Canadá. Espera-se que o tema da migração seja central durante a viagem —nesta quinta, Washington anunciou um pacote de medidas para aliviar a pressão migratória.

El Chapo, pai de Ovidio e considerado o narcotraficante mais poderoso do planeta, escapou em 2001 da prisão de Puente Grande, na primeira de suas fugas espetaculares. Foi recapturado em 2014, mas 17 meses depois protagonizou outra fuga, desta vez de uma prisão de segurança máxima.

Ele foi preso pela terceira vez em 2016 e, depois, extraditado aos EUA. Em 2019, já condenado, foi levado a uma prisão de segurança máxima no Colorado. Ainda não está claro se Ovidio será extraditado.

O Cartel de Sinaloa é considerado pela DEA (Drug Enforcement Administration), órgão federal dos EUA responsável pela repressão e controle de narcóticos, como o principal responsável pelo tráfico de fentanil, droga 50 vezes mais potente que a heroína e que tem sido responsável por inúmeras overdoses no país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.