Descrição de chapéu refugiados América Latina

México encontra 3 crianças sozinhas em ilha no meio de rio na fronteira com EUA

Irmãs de 1, 6 e 9 anos estão sob a guarda do governo; autoridades investigam como elas foram parar no local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México

Três meninas de El Salvador de um, seis e nove anos foram encontradas sozinhas em uma ilha no meio do rio Grande, na fronteira do México com os Estados Unidos.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Imigração mexicano, que resgatou o trio depois de um alerta da Guarda Nacional. Segundo as autoridades, as crianças são irmãs —a mais velha segurava a caçula nos braços quando foram achadas— e ainda não está claro como elas foram parar na ilhota, se estavam acompanhadas antes e o que teria acontecido com esses responsáveis.

As três agora estão sob a responsabilidade do Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral da Família (SNDIF).

Agente de imigração mexicano cuida de três crianças de El Salvador encontradas em uma ilhota no rio Grande, em Piedras Negras, no México - Divulgação Instituto de Imigração Nacional do México (INM) - 11.jan.23/Reuters

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores mexicano, diplomatas de El Salvador estão cientes do ocorrido e em diálogo com autoridades locais, tendo deslocado um representante para a região de Coahuila.

A informação foi confirmada pela chancelaria salvadorenha, em comunicado divulgado nas redes sociais. O texto também cita que as autoridades estão em contato com a família das crianças.

O rio Grande é um dos últimos obstáculos que imigrantes enfrentam antes de chegar ao território dos EUA pelo México, muitas vezes depois de jornadas árduas. Entre outubro de 2021 e setembro de 2022, mais de 2 milhões de pessoas foram detidas pelas autoridades americanas na fronteira, um recorde.

O episódio desta quarta ocorre dias depois de um encontro entre os líderes da América do Norte que tinha a imigração entre os seus temas prioritários.

Na ocasião, o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, pediu ao seu homólogo americano, Joe Biden, mais investimento nos países que são a origem dos principais fluxos migratórios para os EUA. "Presidente Biden, você tem a chave para abrir e melhorar substancialmente as relações entre todos os países do continente americano", disse.

Em resposta, o chefe da Casa Branca afirmou que os EUA "gastaram bilhões de dólares" nos últimos 15 anos em investimentos feitos em países do hemisfério Ocidental e que o governo americano deve responder a diferentes demandas pelo mundo.

Após a reunião, a Casa Branca informou, sem dar detalhes, que Biden e AMLO discutiram o uso do que foi chamado de "abordagens inovadoras" para lidar com a crise migratória.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.