Descrição de chapéu Governo Biden

Atirador mata 6 no Mississippi, e Biden volta a pedir reforma para controle de armas

Ex-esposa do suspeito está entre as vítimas; autoridades ainda não estabeleceram motivo do ataque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

Seis pessoas morreram na sexta (17) após um homem abrir fogo em vários locais de uma cidade rural do Mississippi, no sul dos EUA. O incidente levou o presidente Joe Biden a reiterar seus pedidos por uma legislação mais rígida em relação ao controle de armas.

De acordo com a polícia, o homem, que agora está sob custódia, atuou em ao menos três lugares na cidadezinha de Arkabutla. A princípio, ele se dirigiu a uma loja e atirou em uma pessoa; depois, foi para a casa onde morava sua ex-esposa e a matou; em seguida, usou seu carro para ir a uma segunda casa e matou outras duas pessoas nas proximidades.

Caminhonete do xerife do condado de Tate, em Mississippi, estacionada diante de posto de gasolina após ataque a tiros na cidadezinha de Arkabutla - Maria Alejandra Cardona - 17.fev.23/Reuters

A polícia o seguiu até esta última parada, e lá ele foi preso. Duas outras pessoas possivelmente relacionadas ao atirador, um homem e uma mulher, foram encontradas mortas no local. O gabinete do xerife do condado de Tate identificou o suposto atirador como Richard Dale Crum, 52. As autoridades ainda não esclareceram os motivos do ataque.

Em um comunicado publicado no Twitter, o governador do Mississippi, Tate Reeves, confirmou que o suspeito estava sob custódia. "Neste momento, acreditamos que ele agiu sozinho. A razão é desconhecida."

O ataque a tiros ocorreu apenas alguns dias depois que outro homem, também sem motivo conhecido, atacou um campus universitário no estado de Michigan, matando três pessoas.

O presidente Joe Biden falou na noite da própria sexta, ecoando o mesmo sentimento exasperado que expressou após o tiroteio em Michigan. "Basta", disse o democrata.

"Estamos no 48º dia do ano e nossa nação já viveu pelo menos 73 tiroteios em massa. Pensamentos e orações não são suficientes. A violência armada é uma epidemia, e o Congresso deve agir agora", seguiu Biden. Em fevereiro, houve dois tiroteios em massa em menos de uma semana.

Biden pediu novamente ao Congresso que restabelecesse a proibição nacional de fuzis de assalto que existia de 1994 a 2004 e foi contestada pelos republicanos. O bando de dados Gun Violence Archive estima que houve cerca de 44 mil mortes relacionadas a armas de fogo nos EUA no ano passado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.