Descrição de chapéu Coreia do Norte

Coreia do Norte ameaça resposta 'sem precedentes' a exercícios de EUA e Seul

Países aliados se prepararam para treinamento militar anual, visto como ameaça de guerra por Pyongyang

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seul | AFP e Reuters

A Coreia do Norte ameaçou nesta sexta (17) dar uma resposta "sem precedentes" às operações conjuntas dos EUA e da vizinha Coreia do Sul. Os dois países se prepararam para seus exercícios militares anuais, em um esforço para afastar as crescentes ameaças nucleares da ditadura de Kim Jong-un.

A chancelaria de Pyongyang acusou os EUA de escalarem a tensão por meio de uma espécie de "vórtice de tensão" sem justificativa e acusou os americanos de usarem o Conselho de Segurança da ONU, o órgão máximo da organização, como uma "ferramenta política hostil e ilegal" para pressionar o regime.

Civis e militares reunidos durante evento em Pyongyang, capital da Coreia do Norte
Civis e militares reunidos durante evento em Pyongyang, capital da Coreia do Norte - Kim Won Jin - 16.fev.23/AFP

"Se é uma opção para os EUA mostrar toda a sua força, também é para a Coreia do Norte", diz a pasta. "Se EUA e Coreia do Sul colocarem em prática o plano de exercícios militares que consideramos preparativos para uma guerra, sofrerão reações sem precedentes."

O regime de Pyongyang critica há anos os exercícios conjuntos dos dois países aliados. Com o presidente Yoon Suk Yeol, a Coreia do Sul intensificou esse tipo de colaboração com Washington, algo que havia escasseado durante a pandemia de Covid-19.

A declaração foi dada menos de duas horas depois de a Coreia do Sul anunciar uma reunião com os EUA para 22 de fevereiro, na qual buscarão aprimorar as operações nucleares americanas e iniciar um treinamento em março. No dia seguinte, autoridades de ambos os países visitarão a base naval de Kings Bay, no estado americano da Geórgia, que abriga os principais submarinos nucleares do país.

Os exercícios serão uma preparação para uma resposta em caso de ataque nuclear da Coreia do Norte, disse à agência de notícias AFP um funcionário do ministério sul-coreano da Defesa. Serão os primeiros ensaios do tipo desde o ano passado, quando a frequência anual das atividades militares foi negociada.

Em 2022, enquanto se preparava para seu primeiro teste nuclear desde 2017, o regime de Kim lançou um volume inédito de mísseis, incluindo intercontinentais, que podem atingir qualquer lugar dos EUA.

Já no início de fevereiro, um desfile militar na Coreia do Norte exibiu o poder de fogo do qual a ditadura dispõe. Imagens mostram que o país tem ao menos 11 mísseis balísticos intercontinentais Hwasong-17, modelo que especialistas suspeitam ser capaz de atingir praticamente qualquer ponto do globo.

Eventos do tipo são geralmente acompanhados com atenção por analistas, que buscam pistas sobre o avanço do programa de armamentos do regime, um dos mais fechados do mundo. A conclusão foi que as armas que a Coreia do Norte exibiu mostram um país em busca de se consolidar como potência militar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.