Descrição de chapéu The New York Times

Como as falhas geológicas da Turquia causam terremotos devastadores na região

País está na Placa da Anatólia; mais de 70 sismos de magnitude igual ou superior a 6,5 ocorreram na região deste 1900

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

O terremoto que atingiu a fronteira de Turquia e Síria na última segunda (6) se soma a uma lista de mais de 70 tremores de magnitude igual ou superior a 6,5 relatados na região e nos arredores desde 1900. O volume expressivo se deve ao fato de que essa é uma das áreas com maior atividade sísmica em todo o mundo.

A Turquia está localizada em uma área com duas importantes falhas geológicas, a Falha Setentrional da Anatólia e a Falha Oriental da Anatólia —ambas, como os nomes indicam, na Placa da Anatólia, a placa tectônica que abrange a maior parte do território do país.

O tremor de magnitude 7,8 que ocorreu às 4h17 do horário local, assim como o de magnitude 7,5 horas depois, ocorreram na falha oriental. Outros terremotos com consequências também devastadoras já ocorreram na falha setentrional, como um sismo em 1999 que deixou 17 mil mortos.

Essas falhas são resultado de movimentos das placas tectônicas umas contra as outras. A falha oriental decorre do movimento das placas da Anatólia e da placa Arábica, enquanto a falha setentrional resulta do movimento das placas da Anatólia e da Eurásia.

O terremoto de magnitude 7,8 de segunda-feira foi um dos mais fortes dos últimos cem anos na região, com a mesma intensidade do tremor que em 1939 deixou ao menos 33 mil pessoas mortas na Turquia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.