Justiça da Itália decide que netos não são obrigados a conviver com avós

Decisão derruba entendimentos de instâncias que haviam imposto encontros entre crianças e familiares em conflito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Suprema Corte da Itália decidiu nesta semana que netos não são obrigados a conviver com seus avós e outros familiares se não quiserem. A decisão é a resposta a um caso que se arrastava havia anos em instâncias inferiores e partiu de um recurso dos pais de duas crianças contra tribunais de Milão.

Em 2019, após processo iniciado pelos avós e por um tio paternos, a corte impôs encontros periódicos entre as crianças e os familiares, sob o argumento de que a privação dessa relação poderia causar danos psicológicos aos jovens. As reuniões eram acompanhadas por um assistente social.

Crianças brincam no lago Como, na Itália, em julho
Crianças brincam no lago Como, na Itália, em julho - Flavo Lo Scalzo - 24.jul.22/Reuters

Segundo os pais, as duas crianças não gostavam dos contatos com os avós, principalmente porque havia tensões na família. Inicialmente, um tribunal de primeira instância de Milão, que organizou os encontros, havia estabelecido que a avó paterna precisaria provar que estava em tratamento psiquiátrico —a mulher, não identificada, tinha uma postura agressiva com os pais das crianças, o que era notado pelos netos.

O caso, porém, seguiu para a Corte de Apelação milanesa, na qual os juízes sentenciaram que não fazia sentido a indicação de tratamento para avó, já que ela não estaria "consciente de sua própria condição de desconforto psíquico". Além disso, o tribunal ressaltou o que chamou de "danos psíquicos" da privação da relação e indicou acompanhamento terapêutico para toda a família.

O entendimento da Suprema Corte foi diferente. Para o colegiado, embora os jovens possam se beneficiar da relação, o elo não pode ser obrigatório e não deve acontecer em ambiente conflituoso, ainda mais diante da oposição das crianças. Assim, deve prevalecer a vontade delas sobre as dos parentes.

Na Itália, avós têm o direito de acionar a Justiça contra obstáculos de convivência dos pais de seus netos. Nesses casos, cabe aos tribunais avaliar se as restrições trazem malefícios ao bem-estar das crianças.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.