Descrição de chapéu Deutsche Welle

Milícias tentam raptar bebê nascida sob escombros após terremoto na Síria, diz ONG

Aya foi resgatada ainda com cordão umbilical, e sua história despertou onda de pedidos de adoção e oferta de dinheiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

Uma bebê que nasceu sob os escombros e perdeu toda a sua família durante os terremotos na província de Aleppo, no noroeste da Síria, sofreu três tentativas de sequestro por milícias armadas em 48 horas, informou nesta terça (14) o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

De acordo com um comunicado da ONG sediada no Reino Unido, grupos tentaram raptar Aya por razões econômicas, já que o caso da criança suscitou grande interesse internacional, e várias organizações ofereceram milhões de dólares para adotá-la.

Aya, bebê que nasceu em meio aos escombros do terremoto na Síria, em um hospital de Afrin
Aya, bebê que nasceu em meio aos escombros do terremoto na Síria, em um hospital de Afrin - Rami al Sayed - 7.fev.23/AFP

A última tentativa foi realizada por homens armados que invadiram o Hospital Cihan, onde a bebê está internada, na cidade de Afrin, e agrediram médicos e enfermeiros com a intenção de levar a menina.

O observatório afirmou que os invasores pertenciam à milícia turca Brigada Sultão Murad, que opera na região, e acrescentou que eles pretendiam entregar Aya a pessoas ligadas ao regime sírio "em troca de altíssimas somas de dinheiro".

Os milicianos atacaram o diretor do hospital, Khalid Attiah, e sua equipe. "Minha saúde está bem, e a criança está segura, a saúde dela está perfeita", afirmou o médico à agência de notícias alemã DPA.

Ele acrescentou que a criança não foi entregue a ninguém nem adotada. "Ela está agora no hospital, e seu assunto está nas mãos do Judiciário e do Ministério Público."

'Caso é explorado por todos os lados'

"O caso da menina está sendo explorado por todos os lados, e a perspectiva de ganhar dinheiro está deixando as pessoas ansiosas para levá-la", afirmou Rami Abdel Rahman, chefe do observatório.

O grupo de direitos humanos disse ter havido vários pedidos de organizações para adotar a criança e que elas ofereceram milhões de dólares. "Isso levou os fracos de espírito de algumas facções a invadirem o hospital, tentando sequestrá-la, devido à sua ganância financeira."

O grupo também disse que vários oficiais do regime sírio que se passaram por executivos de Damasco tentaram adotá-la sob o nome de uma organização de caridade. Segundo o grupo, a entidade filantrópica é afiliada a Asma al-Assad, esposa do ditador Bashar al-Assad.

Aya nasceu sob os escombros após o terremoto devastador da semana passada, que destruiu o prédio em que morava com a família na Síria. Attiyeh cuida da bebê, que está sendo amamentada pela esposa dele –com quem tem uma filha de quatro meses e um filho de 3 anos.

Segundo as equipes de resgate, a mãe de Aya morreu sob os escombros logo após o parto. O pai e quatro irmãos da menina também morreram. A família morava em Jenderis, vilarejo perto da fronteira turca gravemente atingido pelos terremotos recentes. Eles já haviam fugido da província de Deir al-Zour, no leste da Síria. Aya recebeu seu nome da equipe do hospital na cidade de Afrin que onde ela está.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.