Descrição de chapéu União Europeia

Boris Johnson dá título de cavaleiro ao próprio pai e é acusado de nepotismo

Primeiros-ministros do Reino Unido têm direito de conceder honras do tipo ao saírem do cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Boris Johnson indicou o próprio pai, Stanley Johnson, para receber um título de cavaleiro depois que renunciou ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, no ano passado.

A informação foi revelada pelo jornal The Times nesta segunda (6) e levou oposição e mídia a acusarem o ex-premiê de nepotismo —nem pai nem filho responderam a pedidos de comentário do veículo.

Stanley Johnson, pai do ex-premiê britânico Boris Johnson, discursa em conferência do Partido Conservador em centro de convenções Manchester Central, no Reino Unido
Stanley Johnson, pai do ex-premiê britânico Boris Johnson, discursa em conferência do Partido Conservador em centro de convenções Manchester Central, no Reino Unido - Ben Stansall - 5.out.21/AFP

A nomeação de cavaleiros e damas é um direito dos premiês britânicos que deixam o posto. Os escolhidos acrescentam os títulos de "Sir" ou "Dame" aos seus nomes, o que é considerado uma grande honra.

Segundo o Times, a lista de indicações de Boris tem mais de cem nomes —bem mais do que as de seus predecessores Theresa May e David Cameron, que nomearam cerca de 60 pessoas cada um.

Para que seja efetivada, a lista ainda precisa ser aprovada pelo atual premiê, Rishi Sunak. Membros do governo se preocupam tanto com a sua extensão quanto com alguns dos nomes que aparecem nela.

A presença de Stanley, aliás, é considerada problemática para além do nepotismo. Escritor e apresentador de TV, atividades que concilia com a vida política, ele foi acusado de assédio por duas mulheres em 2021: a parlamentar conservadora Caroline Nokes e Ailbhe Rea, repórter de política da revista New Statesman.

Nokes afirmou que Stanley deu um tapa em suas nádegas numa conferência do Partido Conservador em Blackpool, em 2003. Já Rea disse que ele a apalpou em outra conferência da sigla, em 2019.Além disso, a mãe de Boris, Charlotte Wahl, afirmou em uma biografia do filho lançada em 2020 por Tom Bower que Stanley, seu então marido, havia quebrado seu nariz na década de 1970.

Esta não é a primeira vez que Boris é acusado de usar sua posição para favorecer pessoas próximas. Quando ainda estava no poder, em 2020, concedeu título de nobreza ao seu irmão Jo, que havia integrado seu gabinete. Atualmente Lorde Johnson de Marylebone, ele tem um assento vitalício na Câmara dos Lordes. O ex-premiê fez o mesmo por dois amigos, o político Zac Goldsmith e o publisher Evgeni Lebedev.

A oposição fez referência a esse histórico ao comentar o episódio revelado pelo Times. Wes Streeting, do Partido Trabalhista, afirmou à BBC achar que a indicação de Stanley "refletia o padrão de comportamento" do ex-líder conservador. Já os conservadores ainda não sinalizaram como vão proceder. A ministra da Ciência de Sunak, Michelle Donelan, insinuou, porém, que o atual premiê não pretende fazer nada em relação ao episódio em uma entrevista à rádio LBC. Questionada sobre o tema, ela afirmou que o governo tem questões mais importantes com as quais deve se preocupar.

Stanley já foi deputado no Parlamento Europeu e tirou nacionalidade francesa no ano passado. O objetivo era manter laços com a União Europeia (UE) depois do brexit, a saída do Reino Unido do bloco europeu que tem Boris como um de seus símbolos.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto traduzia o título de honra concedido por ex-premiês britânicos como cavalheiro. O termo correto é cavaleiro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.