Designer do iPhone fez emblema para coroação do rei Charles 3º

Jony Ive, que também desenhou iPod e Apple Watch, usou flores para compor a coroa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres

Jony Ive, que talvez você não conheça, mas traga no bolso, é o designer do iPhone. Foi ele que, com Steve Jobs no comando, desenhou as linhas minimalistas, com economia de botões, do celular que ajudou a mudar o mundo em 2007.

Jony Ive, na Inglaterra, é sir Jony Ive. E, nesta coroação do rei Charles 3º, que acontece no sábado (6), ele é o autor do emblema oficial do evento, a figura de uma coroa estilizada, formada por flores, com as mesmas cores da bandeira britânica, mas em tons pastéis.

Emblema oficial da coroação do rei Charles 3º, desenhado por sir Jony Ive, designer do iPhone - Reprodução

O logotipo foi feito em duas versões, uma em inglês e outra em galês. Versões secundárias do emblema incluem pares de tons de rosa e vermelho, azul claro e escuro, preto e cinza e branco sobre um fundo azul.

"É uma grande honra poder contribuir para esta marcante ocasião nacional, e a nossa equipe está muito orgulhosa deste trabalho", disse o designer, também responsável pelo iPod (2001), iPad (2010) e Apple Watch (2014), entre outros. Ele não trabalha mais para a empresa americana desde 2019.

"O design é inspirado no amor do rei Charles pelo planeta, pela natureza e sua profunda preocupação com o ambiente, unindo a flora das quatro nações do Reino Unido: a rosa da Inglaterra, o cardo da Escócia, o narciso do País de Gales e o trevo da Irlanda do Norte", explicou o Palácio de Buckingham em um comunicado.

"O emblema fala do feliz otimismo da primavera e celebra o início desta nova era para o Reino Unido. A delicada modéstia dessas formas naturais se combina para definir um emblema que reconhece tanto a alegria quanto a profunda importância desta ocasião."

Rei Charles e sir Jony Ive em uma exibição de design em 2022 - Arthur Edwards/Reuters

O emblema está espalhado por toda a cidade: na estação Victoria, em faixas nas avenidas principais e também no trajeto entre o Palácio de Buckingham e a abadia de Westminster, que será percorrido pelo rei Charles 3º e a rainha Camilla para a coroação.

O local já está cheio de barracas de súditos, que têm passado as últimas noites acampados. Isso tudo para garantir uma boa visão das duas procissões, a de ida, às 10h20 (6h20 no Brasil), e a de volta, como casal já coroado, às 14h (10h no Brasil).

O que mais se vê por lá, no entanto, é a Union Jack, bandeira do Reino Unido nas cores azul, vermelho e branco, em roupas chapéus, óculos de todo o tipo de badulaques possíveis. As barracas ostentam bandeirolas no alto, e os fãs da realeza, acostumados com o clima londrino, não se assustaram nem com o pé d’água que varreu a cidade às 11h desta sexta (5).

A Folha conversou com um grupo de quatro senhoras que vieram de Oxford e passariam sua primeira noite nas barracas. "A gente trouxe guarda-chuvas, capas plásticas, sanduíches e, o mais importante, prosecco", divertiam-se.

E os maridos? "Ah, esses vão ver a coroação pela TV, em casa, junto com suas amantes [risos)]" Depois da tristeza provocada pela morte da rainha Elizabeth 2ª, em setembro do ano passado, a coroação do rei Charles 3º agora é só alegria. Londres, quem diria, está super alto astral.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.