Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Explosões derrubam quatro aeronaves na Rússia, próximo à fronteira com a Ucrânia; veja vídeo

Publicações em redes sociais sugerem que helicóptero e avião de guerra foram abatidos; Kiev e Moscou não se pronunciaram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quatro aeronaves militares das forças da Rússia caíram neste sábado (13) na região russa de Briansk, a 40 quilômetros da fronteira com a Ucrânia. Vídeos publicados nas redes sociais sugerem que elas foram abatidas, mas ao menos oficialmente a origem dos supostos disparos é incerta.

De acordo com o jornal russo Kommersant, os caças Su-34 e Su-35 e dois helicópteros Mi-8 foram "abatidos quase simultaneamente" em uma emboscada. O veículo, que é respeitado dentro e fora da Rússia, informou que os caças lançariam um míssil contra alvos na região de Tchernihiv, na Ucrânia, e os helicópteros acompanhavam a operação para auxiliar a tripulação dos aviões caso eles fossem abatidos.

Todas as quatro tripulações teriam morrido durante as explosões. É incerto o número exato de óbitos, mas a agência de notícias Tass, ligada ao governo russo, relatou a morte de duas pessoas na queda de um dos helicópteros. Vídeos publicados em redes sociais mostram o momento exato em que o helicóptero pega fogo e se desmantela no ar.

A Tass citou um oficial dos serviços de emergência da cidade de Klintsi, onde ao menos duas das explosões ocorreram, dizendo que informações preliminares indicam que o motor do helicóptero pegou fogo antes do acidente. Já um vídeo publicado em um canal pró-Rússia no Telegram mostra a aeronave explodindo no céu e caindo em chamas.

Comentários que acompanham a publicação apontam que as aeronaves foram abatidas por um míssil. Além disso, os helicópteros Mi-8 seriam capazes de bloquear a comunicação por rádio dos ucranianos. A agência de notícias Reuters não conseguiu verificar a informação.

Kiev e Moscou não se pronunciaram oficialmente, mas, pelo Twitter, Mikhailo Podoliak, um dos principais conselheiros do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, chamou o incidente de "justiça e carma instantâneo". O Sukhoi Su-34, nome oficial da aeronave, é uma estrela do arsenal aeroespacial russo. O modelo é um potente bimotor de longo alcance, equipado para ataques de precisão a alta altitude.

Fumaça em local da queda de um helicóptero na cidade de Klintsi, na região de Briansk, na Rússia - Ostorozhno Novosti/via REUTERS

Já no lado ucraniano, ainda neste sábado, duas pessoas morreram, entre elas uma adolescente de 15 anos, em um bombardeio russo na cidade de Kostiantinivka, a 25 quilômetros de Bakhmut, no leste do país. Outras dez pessoas ficaram feridas, segundo autoridades ucranianas.

Por outro lado, os russos acusaram os ucranianos de ter atacado civis em Lugansk, região controlada por Moscou, na sexta-feira (12). Segundo Moscou, os mísseis utilizados no ataque foram doados pelo Reino Unido. Seis crianças estariam entre os feridos.

Um dia antes, Londres havia anunciado que entregaria mísseis de longo alcance para Kiev. Na ocasião, Moscou acusou os britânicos de buscar um "sério agravamento" do conflito.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.