Palácio de Buckingham divulga 1ª foto oficial do rei Charles 3º após coroação

'Agora dedicamos nossas vidas a servir o povo do Reino Unido e da Commonwealth', afirma o monarca na publicação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

O agora coroado rei Charles 3º agradeceu, "sinceramente e de coração", a todos os envolvidos nas celebrações que oficializaram o seu reinado fim de semana. "Agora dedicamos nossas vidas a servir o povo do Reino Unido e da Commonwealth", afirmou o monarca, incluindo na promessa sua esposa, a rainha Camilla, por meio de uma publicação no Instagram da família real britânica nesta segunda-feira (8).

Charles foi coroado no último sábado (6) na Abadia de Westminster, em Londres, em uma cerimônia para cerca de 2.200 convidados. O número de britânicos nas ruas para a festa variou entre dezenas de milhares e centenas de milhares, de acordo com a imprensa londrina —abaixo do 1 milhão presente no velório da rainha Elizabeth 2ª, mãe de Charles.

Rei Charles posa para foto segurando o Orbe do Soberano e o Cetro do Soberano com Cruz - Hugo Burnand/Royal Household/via Reuters

"À medida que o fim de semana da coroação chega ao fim, minha esposa e eu queremos agradecer sinceramente e de coração a todos aqueles que ajudaram a tornar essa ocasião tão especial", afirmou o rei em um comunicado acompanhado da publicação das quatro primeiras fotos oficiais após a coroação. O governo do Reino Unido decretou feriado bancário nesta segunda para a ocasião.

No domingo (7), as festividades incluíram o Show da Coroação, com apresentação de cantores como Lionel Richie e Katy Perry a um público de 20 mil pessoas em Windsor, palácio do rei a oeste de Londres. Charles e outros membros da família real estavam na plateia, e se levantaram para dançar "All Night Long" interpretada por Richie.

Nesta segunda, milhares de organizações se reuniram para uma ação voluntária. O filho mais velho de Charles, o príncipe William, e sua esposa, Kate Middleton, participaram do "The Big Help Out" (a grande ajuda), visitando um grupo de escoteiros em Slough, perto de Windsor, com seus filhos. Foi o primeiro compromisso real do filho mais novo do casal, Louis, 5. Ele empurrou um carrinho de mão e até operou uma escavadeira com a supervisão de seu pai.

Outros membros da família real se voluntariaram em eventos em todo o país, assim como o primeiro-ministro Rishi Sunak e o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer.

"Acho que nenhum outro país do mundo poderia apresentar um espetáculo tão deslumbrante", disse Sunak. "Foi profundamente comovente estar na coroação e incrivelmente edificante. É uma experiência que ninguém esquecerá pelo resto de suas vidas."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.