Descrição de chapéu Causas do Ano

Igreja Católica na Espanha identifica 927 vítimas de abuso sexual na infância

Conferência Episcopal do país reuniu relatos de crimes que teriam sido perpetrados por 728 agressores desde 1940

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | Reuters

A Igreja Católica da Espanha anunciou em Madri, nesta quinta-feira (1º), a identificação de 927 vítimas de abuso sexual na infância, além de 728 supostos agressores ao longo de oito décadas.

Por meio de um compilado de depoimentos das vítimas, o relatório produzido pela Conferência Episcopal Espanhola aponta que quase todos os supostos perpetradores eram do sexo masculino, e metade dos agressores, clérigos. A maioria dos casos registrados aconteceu nas décadas de 1960 e 1980.

"Reconhecemos o dano causado. Queremos ajudar todas as vítimas, acompanhá-las em sua cura", disse José Gabriel Vera, porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola.

Mulher reza em igreja católica na cidade de Lleida, na Espanha
Mulher reza em igreja católica na cidade de Lleida, na Espanha - Nacho Doce - 22.fev.22/Reuters

Segundo as vítimas, 63% dos supostos agressores morreram. Diversas investigações foram iniciadas, incluindo uma liderada pela Defensoria Pública e a própria apuração da igreja. "Queremos saber o que deu errado na seleção dos candidatos ao sacerdócio, o que deu errado na formação, o que levou uma pessoa que decidiu se entregar a Deus a cometer abuso sexual", acrescentou o porta-voz da conferência.

O escândalo foi revelado em 2021 pelo jornal El Pais, que relatou mais de 1.200 supostos casos de abuso sexual infantil que abalaram a instituição em países como Estados Unidos, Irlanda e França.

O escândalo é mais um de uma série de denúncias relacionadas a crimes sexuais desse gênero em vários países. Em maio, relatório apontou que quase 2.000 menores de idade foram abusados sexualmente por mais de 450 pessoas ligadas à Igreja Católica em quase sete décadas no estado de Illinois, nos EUA.

Também em maio, autoridades da Bolívia anunciaram a abertura de uma apuração para determinar se membros da instituição devem ser responsabilizados por envolvimento em casos de abuso sexual infantil.

A força-tarefa no país andino foi organizada depois de vir à tona o caso do padre espanhol Alfonso Pedrajas, conhecido como padre Pica. Ele coordenou escolas jesuítas em comunidades bolivianas e admitiu em um diário ter abusado sexualmente de dezenas de menores de idade na década de 1970.

Os casos incomodam o papa Francisco. Desde que foi eleito, em 2013, ele vem tomando medidas para tentar erradicar abusos sexuais cometidos por clérigos. Em 2019, emitiu decreto que tornou obrigatório a bispos e padres informar suspeitas de abusos sexuais e permitiu a qualquer pessoa enviar denúncias ao Vaticano. Caso os bispos não as encaminhem, eles podem ser considerados corresponsáveis dos crimes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.