Acidente de ônibus no México deixa ao menos 29 mortos e 17 feridos

Veículo teria caído em barranco de 20 metros em região montanhosa, segundo informações iniciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oaxaca | AFP e Reuters

Ao menos 29 pessoas morreram e outras 21 ficaram feridas em um acidente de ônibus em Oaxaca, estado no sul do México, informaram autoridades locais nesta quarta-feira (5).

Em entrevista durante a tarde, quando 27 mortes haviam sido confirmadas, o secretário do governo de Oaxaca, Jesus Romero, disse que 13 homens, 13 mulheres e um menino morreram no acidente —as outras duas vítimas não foram identificadas. Entre os feridos, 12 estão em estado grave.

O veículo caiu em uma região montanhosa, por volta das 6h30 no horário local (9h30 de Brasília). A jornais locais a administração pública detalhou que o ônibus teria ficado sem o sistema de freios e, assim, perdeu o controle em uma curva, caindo no barranco de 20 metros.

Imagens da polícia mostram veículo destruído na parte de cima, enquanto socorristas fazem buscas em meio aos destroços
Imagens da polícia mostram veículo destruído na parte de cima, enquanto socorristas fazem buscas em meio aos destroços - Polícia de Tlaxiaco via AFP

Segundo a polícia e o Ministério Público, o ônibus partiu da Cidade do México com destino a Santiago de Yosondúa. O acidente ocorreu na altura do município de Magdalena Peñasco, a 485 km da capital.

"Lamentamos profundamente o acidente. O pessoal do nosso governo já se encontra trabalhando nas ações de resgate e dando todo o apoio aos feridos. Mandamos um abraço e nossos pêsames às famílias das pessoas falecidas", escreveu nas redes sociais Salomón Jara, governador do estado de Oaxaca.

Em muitos distritos do México, pequenas companhias de transporte fazem a conexão entre cidades pouco povoadas, habitualmente usando veículos antigos. Oaxaca se caracteriza por uma topografia montanhosa, com muitas comunidades dispersas.

O acidente desta quarta-feira ocorre após outros incidentes recentes em estradas mexicanas. Em abril, 18 turistas morreram e outros 25 ficaram feridos quando um ônibus caiu de um penhasco no oeste do México, quando iam em direção a praias do Pacífico. Em maio, 13 pessoas em um micro-ônibus morreram após o veículo em que estavam colidir com um trailer no estado de Tamaulipas, no nordeste do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.