Brasil e México anunciam volta de visto eletrônico, que já foi alvo de reclamações

Falhas na emissão do documento online geraram protestos de turistas brasileiros em 2022, quando modelo estava em vigor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Brasil e México anunciaram, nesta terça (18), o retorno dos vistos eletrônicos para cidadãos dos dois países. A medida permitirá que brasileiros e mexicanos solicitem vistos para turismo ou negócios pela internet, sem a necessidade de ir até uma repartição consular.

O comunicado divulgado pelas chancelarias brasileira e mexicana não detalha o prazo para a execução do projeto, a ser implementado "nos próximos meses". Até lá, as exigências para viajar ao México serão as atuais: autorização física ou vistos para viajar a Canadá, EUA, Japão, Reino Unido ou países do espaço Schengen, que compreende a maior parte da União Europeia.

Passageiros circulam no Aeroporto Internacional da Cidade do México - Montserrat López - 17.jul.21/Xinhua

Para obter o visto físico, de validade de 180 dias, é preciso agendar um horário no site da embaixada mexicana e apresentar um formulário e cópias do documento de identidade e do passaporte, além de pagar uma taxa.

O documento online não é uma novidade. Em outubro de 2021, o México anunciou que, depois de 17 anos, iria voltar a cobrar vistos de brasileiros que quisessem entrar no país, atendendo a pedidos dos EUA.

Washington pressiona a nação vizinha a aumentar suas barreiras e evitar que migrantes da América Latina cheguem à fronteira sul dos EUA —palco de uma crise migratória intensificada pelos abalos econômicos decorrentes da pandemia de Covid.

Na ocasião, passou a ser exigida uma autorização eletrônica dos brasileiros —sistema que gerou problemas para os solicitantes. Em junho de 2022, a Folha colheu relatos de turistas que perderam viagens, protestaram na porta dos consulados e na internet e organizaram mutirões para ajudar desconhecidos. Em agosto do mesmo ano, a medida caiu, e o visto físico passou a ser exigido novamente, o que não ocorria desde 2004.

O anúncio desta terça não elimina o objetivo de retomar gradualmente o Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, de acordo com o comunicado conjunto dos dois países. Em maio, o chanceler Mauro Vieira afirmou que o governo do México voltaria a isentar brasileiros da exigência de visto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.