Incêndios nos arredores de Atenas destroem florestas e forçam saída de moradores

Várias regiões do mundo emitiram alerta devido ao perigo extremo que temperaturas elevadas representam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Atenas | Reuters e AFP

A Grécia enfrenta nesta semana incêndios florestais em regiões próximas à capital, Atenas, onde centenas de bombeiros tentam conter as chamas pelo terceiro dia consecutivo.

A situação ainda deve piorar, já que a Europa se prepara para uma forte onda de calor nos próximos dias. Segundo o ministro de Crise Climática grego, Vassilis Kikilias, há uma batalha contra as chamas no oeste de Atenas e na ilha de Rodes. Os incêndios geraram pedidos de retirada da população de suas casas.

Bombeiro e morador local observam incêndio perto de Nea Peramos, a oeste de Atenas, na Grécia
Bombeiro e morador local observam incêndio perto de Nea Peramos, a oeste de Atenas, na Grécia - Louisa Gouliamaki/AFP

Bombeiros de todo o país, apoiados por equipes da Romênia, da Polônia e da Eslováquia, foram mobilizados para ajudar no combate às chamas, e quatro aeronaves de Itália e França juntaram-se aos esforços. Bombardeiros aéreos realizaram operações sobre as cidades de Mandra, a oeste de Atenas, e Loutraki, perto do canal de Corinto que separa a Grécia continental do Peloponeso.

Autoridades sugeriram o esvaziamento de três áreas, dizendo aos moradores que se dirigissem à cidade de Megara, a 40 km da capital. Apesar das ordens, alguns se recusaram a abandonar suas moradias. "Não vou sair. Comecei a construir esta casa quando tinha 27 anos. Vou ficar aqui, nem que seja para vê-la em chamas", disse à agência de notícias AFP Dimitris Michaelous, em Pournari, ao noroeste da Atenas.

O quadro ainda deve se complicar diante da previsão de uma nova onda de calor a partir desta quinta (20), com temperaturas que devem atingir 44º C na sexta (21) e no sábado (22) e fortes ventos que espalham as chamas. "As condições meteorológicas são difíceis", disse Kikilias.

O cenário de calor não se restringe à Grécia. A Itália, assim como boa parte do sudeste da Europa, enfrenta seus dias mais quentes do ano. Autoridades colocaram 20 cidades em alerta vermelho. O termômetro atingiu 40° C em Roma, pouco abaixo do recorde local de 40,5° C, registrado em agosto de 2007.

O fenômeno também atinge a Espanha, onde a temperatura chegou a 45,3° C em Figueres, na Catalunha –cidades do interior e das ilhas Baleares continuam em estado de alerta. O país também enfrenta incêndios nas ilhas Canárias. "Não é possível ficar na rua, é horrível", afirmou Lidia Rodríguez, 29, moradora de Sevilha, durante uma visita a Madri. "Estou acostumada com o calor, mas é sufocante."

O atual recorde de temperatura para a Europa continental foi em 2021, quando a Sicília marcou 48,8° C. A OMM, braço da ONU para o clima, porém, considera que essa marca pode ser superada nesta semana.

A situação também é preocupante em outros continentes. Dos EUA à China, autoridades recomendam medidas de proteção aos moradores de milhares de cidades para evitar o sol e se hidratar.

Pequim registrou 27 dias consecutivos de temperaturas superiores a 35° C, um recorde. "Ao meio-dia, sinto como se o sol queimasse as minhas pernas", disse Qiu Yichong, 22, um estudante, à AFP.

Nos EUA, os serviços meteorológicos falaram sobre uma "onda de calor opressiva" no sul do país e anunciaram previsões de temperaturas recordes. Os incêndios na Califórnia provocaram a fuga de vários moradores, e apenas o foco mais intenso queimou 3.200 hectares. O Canadá também luta contra o fogo, com 885 incêndios ativos, incluindo 566 fora de controle. Dois bombeiros morreram.

As Nações Unidas pediram ao mundo que se prepare para "ondas de calor mais intensas" e fizeram um apelo para que cada pessoa elabore o próprio "plano de luta" para enfrentar as temperaturas extremas.

Uma onda de calor é quando temperaturas extremas persistem por vários dias consecutivos na mesma região, frequentemente associadas a alta umidade, forte irradiação solar e falta de ventilação. Outra marca é que as noites seguem quentes, dificultando a recuperação do corpo e aumentando riscos de morte.

Estudo divulgado no começo deste mês na revista Nature Medicine calculou que mais de 61 mil pessoas morreram durante o verão de 2022 na Europa devido a causas relacionadas ao calor. A Itália, com 18 mil vítimas, foi o país mais afetado, seguido pela Espanha, com 11 mil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.