Com novo recorde de calor, Terra tem a semana mais quente já registrada

Análises de grupo de pesquisa americano mostram que temperatura global chegou a 17,23°C na quinta-feira (6)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a temperatura média global em 17,23°C, esta quinta-feira (6) bateu um novo recorde de calor. O índice foi quebrado pela terceira vez nesta semana, fazendo dela a mais quente já registrada. O número ficou 1,02°C acima do padrão histórico para o dia 6 de julho.

Na segunda-feira (3), a temperatura mundial foi de 17,01°C, superando o maior índice registrado pelos cientistas até então, de 16,92°C, em 2016 (que se repetiu em 2022). O recorde foi quebrado no dia seguinte, quando foram atingidos 17,18°C, temperatura que se manteve na quarta-feira (5).

Mapa mostra em uma escala de cores as temperaturas de cada lugar do planeta; vermelho indica calor e cores azuladas, frio
Mapa-múndi indica as temperaturas na Terra na quinta-feira, 6 de julho de 2023, quando novo recorde de calor foi quebrado - NCEP/Climate Change Institute/University of Maine

Os dados diários de temperatura são do Centro Nacional de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, ligado à Administração Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês) analisados preliminarmente pela Universidade do Maine e publicados na ferramenta Climate Reanalyzer.

A Noaa é uma das maiores autoridades de monitoramento do clima e, à agência de notícias AP, disse que não pode reconhecer os levantamentos diários porque faz apenas análises mais longas, mensais ou anuais.

"Reconhecemos que estamos em um período quente devido às mudanças climáticas e, combinado com o El Niño e as condições quentes do verão, estamos vendo temperaturas recordes de superfície quente sendo registradas em muitos locais em todo o mundo", afirmou a instituição à AP.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Antonio Guterres, alertou em um discurso nesta quinta-feira (6) que as estatísticas recentes mostram que "as mudanças climáticas estão fora de controle".

Ele disse que as emissões de gases-estufa continuam crescendo, mesmo que o necessário sejam metas climáticas mais ambiciosas. "Se insistirmos em adiar as medidas-chave que são necessárias, creio que estamos caminhando para uma situação catastrófica, como demonstram os dois últimos recordes de temperatura", afirmou.

Os recordes diários acontecem após uma sequência de marcas de calor extremo sendo superadas. Maio teve as temperaturas oceânicas mais altas registradas para o mês, enquanto em junho os recordes de temperatura do mar e do ar foram quebrados "por uma margem substancial".

Na Antártida, mesmo em meio ao inverno do hemisfério sul, o gelo marinho atingiu sua menor extensão para junho desde o início das observações de satélite, ficando 17% abaixo da média.

Mulher se protege do sol com sacola de papel na cabeça
Mulher se protege do sol com sacola de papel em meio à onda de calor que atinge Pequim, na China - Greg Baker - 7.jul.2023/AFP

"O alerta mais importante é que os recordes estão cada vez mais próximos um do outro, indicando uma escalada dos eventos extremos que antes eram isolados", avalia o consultor de políticas ambientais da Ocean Care, Carlos Bravo.

Observador das negociações da ONU que definiram nesta sexta (7) uma nova meta de descarbonização para o transporte marítimo, Bravo avalia que o setor está mais alinhado à realidade climática do que nas negociações anteriores. "Embora a decisão de descarbonizar o transporte marítimo por volta de 2050 não seja suficiente no longo prazo, ela aponta um caminho para a indústria chegar lá".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.