Governo dos EUA processa Texas por uso de boias em rio para impedir migração

Barreira flutuante foi colocada por governo do republicano Greg Abbott, que acusa Biden de não deter fluxo migratório

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP e Reuters

O Departamento de Justiça dos EUA processou o estado Texas nesta segunda-feira (24) devido a barreiras flutuantes colocadas pelo governo local no rio Grande, na fronteira com o México, para bloquear a passagem de imigrantes que chegam ao país de maneira irregular.

Na semana passada, o procurador Jaime Esparza sinalizou, em carta enviada ao governador Greg Abbott, um republicano, a possibilidade de uma ação legal. Ele argumenta que as grandes boias de plástico instaladas no início deste mês obstruem ilegalmente a navegação.

O Texas foi instado a remover a estrutura de maneira voluntária, mas o governo local se negou a fazê-lo.

Boias colocadas na água ao longo da fronteira do Rio Grande com o México em Eagle Pass, no Texas
Boias colocadas na água ao longo da fronteira do Rio Grande com o México em Eagle Pass, no Texas - Suzanne Cordeiro - 16.jul.23/AFP

"Foram construídas estruturas no rio Grande, uma região navegável dos EUA, sem a autorização do Corpo de Engenheiros do Exército", disse o Departamento de Justiça no processo judicial. A ação busca "remover todas as estruturas e obstruções, incluindo uma barreira flutuante", de acordo com o texto.

Em carta separada, a procuradora-geral adjunta Vanita Gupta disse que a barreira não só é uma ameaça à navegação e à segurança pública, mas traz preocupações humanitárias. "A presença da estrutura provocou protestos diplomáticos do México e corre o risco de prejudicar a política externa dos EUA."

Sob a iniciativa batizada de Operação Lone Star, Abbott tomou medidas nos últimos anos para impedir que imigrantes cruzassem a fronteira. A ação incluiu, entre outros pontos, o envio da Guarda Nacional e uma campanha para transportar migrantes para locais liderados por democratas mais ao norte do país.

Em resposta à ação do Departamento de Justiça, o republicano enviou uma carta ao presidente Joe Biden na qual acusa o democrata de não cumprir suas responsabilidades para deter o fluxo de migrantes que entra nos EUA pela fronteira sul. "Se realmente se importa com as vidas humanas, deve começar a cumprir as leis federais de imigração", escreveu Abbott. "O Texas o verá nos tribunais, senhor presidente."

Em sentido oposto ao esperado principalmente por republicanos, os EUA registraram uma queda de 50% no número de migrantes após a revogação de uma política que permite ao governo americano expulsar migrantes sem considerar seus pedidos de asilo. Mesmo assim, cerca de 100 mil foram detidos em junho.

A medida conhecida como Título 42 havia sido imposta no contexto da emergência sanitária da Covid, ainda no mandato de Donald Trump, e foi mantida no governo de Biden. Mas, com o fim da emergência decretada, o recurso foi extinto, gerando previsões de que o número de migrações irregulares no país aumentaria –já que agora seria mais fácil ficar mais tempo dentro dos EUA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.