Descrição de chapéu América Latina

Queda de avião na Colômbia mata 5 políticos da oposição e o piloto

Líderes eram do Centro Democrático, partido dos ex-presidentes de direita Álvaro Uribe e Iván Duque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Cinco políticos e um piloto morreram nesta quarta (19) num acidente de avião na Colômbia. O caso, agora investigado pela Aeronáutica Civil, ocorreu em San Luis de Gaceno, no departamento de Boyacá.

"Essa grande tragédia enluta o Centro Democrático", disse o partido de direita no Twitter, lamentando a morte dos membros da sigla à qual também pertencem os ex-presidentes Álvaro Uribe e Iván Duque. Entre eles estão a ex-senadora Nohora Tovar, o deputado Dimas Barrero e o vereador Oscar Rodríguez.

Foto que circula nas redes sociais mostra a aeronave Cessna T210N após queda na Colômbia

O avião Cessna T210N saiu de Boyocá com destino à capital, Bogotá, onde os políticos participariam de uma cúpula da legenda, segundo informações da mídia local. O trajeto deveria durar 80 minutos e chegar a Bogotá às 9h, mas foi interrompido pelo acidente. O piloto se comunicou com a torre de comando pela última vez quando o avião sobrevoava o departamento de Casanare, perto da capital.

"Solidariedade e orações às famílias neste momento difícil. Essa tragédia estremece nossas almas", disse Duque. O atual presidente, Gustavo Petro, manifestou solidariedade às famílias em post no Twitter. Ao lado do Cambio Radical, o Centro Democrático é o partido com a oposição mais dura ao líder esquerdista.

O prefeito de San Luis de Gaceno, Juan Buitrago, afirmou à W Radio que foi possível ouvir uma "explosão muito alta" quando ocorreu o acidente. As chuvas no local dificultam o resgate dos corpos.

Em junho, as Forças Armadas da Colômbia encontraram com vida, após 40 dias de busca, três crianças e um bebê que sofreram um acidente de avião na Amazônia. O caso chamou a atenção de todo o mundo.

Também nesta quarta-feira, equipes de resgate encontraram cinco corpos no local em que houve um deslizamento de terra que bloqueou a estrada entre Bogotá e o sudoeste da Colômbia. A atualização eleva o número de mortos para 20, incluindo cinco menores de idade.

Na noite da última segunda-feira (17), fortes chuvas causaram uma avalanche no local, o que devastou um povoado no município de Quetame, no departamento de Cundinamarca.

Ministra de Minas e Energia é 11ª a sair do cargo

A dias de completar o primeiro ano de governo, Petro viu sua ministra de Minas e Energia, Irene Vélez, renunciar ao cargo —a 11ª troca entre os 18 nomes que integram a cúpula do presidente. O líder enfrenta desafios para levar a cabo as principais promessas de campanha, entre as quais a "paz total", com a entrega das armas da última guerrilha do país, e as reformas nas áreas do trabalho e da saúde.

Vélez sai após diversas controvérsias. Embora cuidasse das políticas de petróleo e gás, ela tinha como uma de suas prioridades descarbonizar a economia. Em Davos, no começo deste ano, garantiu que a Colômbia não fecharia novos contratos para explorar petróleo. "Para nós, esse é um sinal claro do nosso compromisso na luta contra a mudança climática", afirmou ela no Fórum Econômico Mundial, que reúne políticos, economistas e intelectuais para discutir questões econômicas globais.

O estopim para a queda, porém, parecem ser as investigações que a Procuradoria abriu contra Vélez por suposto tráfico de influência. "Decidi me distanciar do cargo para evitar que as apurações contra mim interfiram na execução do programa de governo", afirmou ela em carta publicada em suas redes sociais.

Petro também atravessa um escândalo que envolve sua chefe de gabinete, seu ex-chefe de campanha, uma babá, um polígrafo, áudios vazados e acusações de financiamento ilegal de campanha.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.