Biden e Lula discutem eleições e alívio de sanções à Venezuela e crise no Haiti

Presidentes se encontraram às margens da Assembleia-Geral e trataram ainda de direitos trabalhistas e transição energética

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York

Os presidentes Lula (PT) e Joe Biden discutiram em encontro bilateral nesta quarta-feira (20) uma cooperação para as próximas eleições venezuelanas, em 2024.

Segundo a Casa Branca, os dois líderes "observaram a importância da restauração da democracia na Venezuela". O americano reiterou o apoio ao povo venezuelano e sua proposta de abordagem para restaurar a democracia por meio de eleições livres e justas –plano que, se concretizado, vai levar a um alívio das sanções impostas pelos EUA ao país.

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, Joe Biden, durante encontro às margens da Assembleia-Geral da ONU, em Nova York - Kevin Lamarque - 20.set.23/Reuters

Já o assessor especial da Presidência Celso Amorim, que participou da bilateral, disse que a menção à questão venezuelana foi rápida na conversa. "Houve uma referência à ideia de cooperar respeitando naturalmente a soberania venezuelana. Nós colocamos dessa forma."

O ex-chanceler ressaltou a necessidade de que a Venezuela tenha uma economia funcional novamente, "o que implica também o levantamento das sanções". Amorim afirmou, no entanto, que não houve um aprofundamento maior sobre a questão na bilateral.

Os presidentes se encontraram no início da tarde, às margens da Assembleia-Geral das Nações Unidas. Após o encontro, eles participaram do lançamento de uma declaração conjunta em defesa dos direitos trabalhistas.

Outro tema citado na reunião foi a reforma da governança global –o Brasil vem reforçando o apelo por maior representatividade do chamado Sul Global, o grupo de países emergentes, com destaque para uma mudança do Conselho de Segurança, instância máxima decisória da ONU.

"Biden falou em termos gerais sobre reforma do Conselho e necessidade de ampliação. Isso foi uma coisa positiva. Os Estados Unidos se engajaram, desde a última Assembleia-Geral o presidente e a embaixadora na ONU têm falado. Mas não houve aprofundamento [na reunião]", disse Amorim.

Os americanos também se mostraram interessados nas possibilidades de investimento na transição energética. A aposta em uma economia verde é uma marca do governo Biden, que conseguiu aprovar no Congresso há cerca de um ano um grande pacote de incentivos.

Segundo a Casa Branca, Biden também pediu a Lula que apoie uma missão multilateral de segurança no Haiti. O Brasil liderou uma força de paz da ONU no país, a Minustah, de 2004 a 2017, mas os resultados foram pífios, agravados por um grande terremoto em 2010.

"O Brasil saiu com os dedos chamuscados de uma longa participação no Haiti e constatou que a comunidade internacional, nos momentos decisivos depois do terremoto, foi embora", disse Amorim. "Houve uma saída apressada, e a situação que nós temos hoje é provavelmente pior do que a que encontramos."

Assim, a posição brasileira é de que uma participação em uma nova missão só faz sentido se houver um forte viés de desenvolvimento econômico e social do Haiti, para além da segurança, que norteou a missão anterior. "Se não você vai lá, melhora um pouco a situação, e dali a alguns anos volta tudo como era."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.