Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Ataque de Israel mata líder da maior ala armada do Hamas; veja vídeo

Ayman Nofal era responsável por coordenar área central da Faixa de Gaza; outra ação matou chefe da facção exilado no Qatar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um ataque aéreo de Israel matou, nesta terça-feira (17), Ayman Nofal, um dos comandantes da maior ala militar da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas. Ele também já foi chefe da inteligência militar do grupo terrorista palestino.

Segundo o jornal Times of Israel, Nofal estava no campo de refugiados de Bureij, na região central de Gaza, quando foi atingido pelos mísseis de Tel Aviv.

Ayman Nofal (ao meio), um dos chefes da brigada Izz el-Deen Al-Qassam, fala durante exercícios militares do Hamas em Khan Yunis, na Faixa de Gaza - Said Khatib - 12.set.23/AFP

Nofal teria supervisionado o planejamento e a execução de muitos ataques contra israelenses, além de ajudar a planejar o sequestro do soldado israelense Gilad Shalit em 2006. "Em virtude das suas funções, ele dirigiu muitos ataques terroristas contra Israel e as forças de segurança e escolheu os alvos dos foguetes do Hamas, visando áreas povoadas por civis", comunicou o Exército de Israel.

A brigada Izz el-Deen Al-Qassam é a mais bem equipada do território e está diretamente ligada ao Hamas. Fundada em 1991, a organização vem melhorando significativamente a sua capacidade de mísseis e foguetes e fez experiências com drones e comandos subaquáticos nos últimos anos, segundo o think tank European Council on Foreign Relation.

Ayman Nofal, morto nesta terça, seria o chefe da brigada na área central de Gaza.

A IQB, como a brigada é conhecida, assumiu a responsabilidade por muitos ataques contra civis israelenses, incluindo atentados suicidas. O principal comandante da brigada é Mohammed Deif, mentor dos ataques terroristas do último dia 7 —ele não tem um braço e uma perna e se locomove de cadeira de rodas desde que foi atingido em um ataque aéreo há 20 anos.

Vários grupos armados operam dentro da Faixa de Gaza, apesar de o território ser comandado pelo Hamas. Na prática, cada organização política palestina tem um grupo militar; o Jihad Islâmico, por exemplo, aliado do Hamas na guerra contra Israel, controla a segunda maior brigada em Gaza, a al-Quds.

Ainda nesta terça, ataques aéreos lançados pelas forças israelenses na cidade de Gaza mataram 14 familiares de Ismail Hanyeh, líder do Hamas exilado no Qatar, segundo o Times of Israel.

Os bombardeios atingiram o bairro de Sheikh Radwan, na cidade de Gaza. Um irmão e um dos sobrinhos de Hanyeh teriam sido mortos na ofensiva.

Hanyeh era o líder político da facção. No sábado (14), ele se encontrou no Qatar com o chanceler do Irã, Amir Abdollahian, em sua primeira reunião pública com uma autoridade do país que ajuda a financiar o grupo terrorista que atacou Israel e um de seus dirigentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.