Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Brasileiros repatriados de Israel chegam ao Rio de Janeiro

Grupo de 104 pessoas retorna do país do Oriente Médio com ajuda do governo federal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Sob gritos de "viva Jesus" e "salve a Força Aérea", brasileiros repatriados de Israel desembarcaram no Rio de Janeiro, na base aérea do Galeão, na manhã desta quarta-feira (11). O grupo de 104 pessoas foi o primeiro a chegar ao Brasil com ajuda do governo federal para deixar o país do Oriente Médio, que passa agora por seu mais grave conflito em décadas.

Antes de desembarcarem no Rio, eles pararam em Brasília. Para o Rio, voaram em dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

Ao pousarem, os relatos eram de alívio e gratidão. Para comemorar, alguns se ajoelharam no chão e levantaram as mãos para cima. Outros balançavam bandeiras do Brasil e de Israel.

Pessoas ajoelhadas e com as mãos para o alto em aeroporto no Rio de Janeiro. Elas agradecem a repatriação depois de dias de tensão em Israel. Pessoas seguram a bandeira do Brasil no canto direito da imagem
Brasileiros que estavam em Israel e que foram repatriados pelo Governo Federal chegam à Base Aérea do Galeão (BAGL), na zona norte do Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli-11.out.23/Folhapress

"Meu coração está repleto de alegria e, ao mesmo tempo, com sentimento de dor, porque morreram muitas pessoas", disse o pastor evangélico Egon Laufer, que estava em uma caravana religiosa em Jerusalém quando começou o conflito.

"É triste saber que há um combate dentro de um país tão pequeno. Um combate tão grande que chama a atenção de todos".

A advogada Fernanda Martins também estava em Jerusalém e precisou se abrigar em bunkers quando as sirenes antibombas tocavam. Ela estava em uma caravana religiosa pela cidade e, para não preocupar a família no Brasil, preferiu não contar a eles o que estava acontecendo.

"Falei para eles que estava tudo bem, mas teve um momento em que eu estava conversando com meu marido e disse ‘não posso falar agora’. Aí ele falou, ‘puxa vida, a sirene tocou’. Mas graças a Deus não aconteceu nada conosco", disse.

Ao longo do feriado, estão previstos ao menos mais quatro desembarques no Brasil, segundo o Itamaraty. Três no Rio de Janeiro e um em São Paulo.

No Rio, o próximo desembarque estava previsto para a madrugada desta quinta-feira (12), no aeroporto internacional do Galeão, onde 214 pessoas devem chegar de Israel por volta de 3h. Os outros desembarques serão na sexta (13) e no sábado (14), com aproximadamente 210 passageiros em cada voo.

Já em São Paulo, o desembarque será na sexta-feira (13), no aeroporto internacional de Guarulhos, por volta de 11h50, com cerca de 60 passageiros.

O representante do Itamaraty no Rio que acompanhou a chegada dos brasileiros, Lanier de Morais, afirmou que o desembarque desta manhã foi "exitoso".

"Uma coordenação que eu vejo como exitosa, efetivamente exitosa, porque vocês estão vendo brasileiros aliviados, felizes de chegar aqui ao Rio de Janeiro", afirmou.

Ele completou: "O Itamaraty, em nota oficial, repudia esses atos de violência, sobretudo contra os civis. A orientação do nosso chanceler Mauro Vieira, junto à comunidade internacional e recebendo as próprias instruções do presidente Lula, é de que se evite essa escalada de violência".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.