Descrição de chapéu Estados Unidos

Último sobrevivente do ataque a Pearl Harbor morre aos 102 anos nos EUA

Veterano da Marinha, Louis Conter estava no USS Arizona, embarcação que afundou após bombardeio japonês em 1941

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles | AFP e Reuters

O veterano da Marinha dos Estados Unidos Louis Conter, o último tripulante sobrevivente do ataque a Pearl Harbor, morreu nesta segunda-feira (1º) aos 102 anos. O encouraçado USS Arizona foi destruído por aviões de guerra japoneses em 7 de dezembro de 1941 durante a Segunda Guerra Mundial.

Conter sucumbiu à insuficiência cardíaca congestiva na segunda-feira em sua casa em Grass Valley, na Califórnia, disse sua filha Louann Daley. "Ele era um sobrevivente", contou ela à Reuters.

O militar era um jovem marinheiro que vigiava o tombadilho do Arizona quando bombardeiros japoneses invadiram os céus da ilha havaiana de Oahu e atacaram a frota do Pacífico dos EUA em Pearl Harbor.

Louis Conter em hotel no Honolulu, no Havaí - 04.dez.2010/Reuters

Em poucos minutos, o próprio Arizona explodiu em chamas. Conter, então intendente de terceira classe, estava entre as poucas centenas de homens afortunados que saíram vivos do navio de guerra quando ele afundou, levando 1.177 de seus 1.400 tripulantes para a morte.

"Esta é uma perda comovente", disse Aileen Utterdyke, presidente e diretora-executiva da Pacific Historic Parks, organização sem fins lucrativos que homenageia os mortos no ataque. "Lou Conter personificou o que significava pertencer à Geração Grandiosa, americanos cujo valor coletivo, conquistas e sacrifícios salvaram o nosso país da tirania", acrescentou.

Décadas mais tarde, Conter contou como a enorme explosão levantou o navio de guerra. "Os caras estavam correndo para fora do fogo e tentando pular pelas laterais, e o petróleo por todo o mar estava queimando", lembrou ele em uma entrevista gravada em janeiro de 2008.

Depois de abandonar o navio, ele e outros sobreviventes foram ao porto em pequenos barcos para recuperar corpos e combater incêndios que duraram três dias.

A perda de vidas a bordo do Arizona foi responsável por quase metade dos 2.390 americanos mortos em Pearl Harbor e outros locais ao redor de Oahu. O ataque levou os Estados Unidos à Segunda Guerra Mundial.

Conter ainda se tornou piloto no mesmo conflito e foi derrubado duas vezes, inclusive em frente à costa de Nova Guiné, onde ele e sua tripulação desembarcaram em águas infestadas de tubarões.

Em seus últimos anos, Conter juntou-se regularmente a um grupo cada vez menor de veteranos idosos que participavam das comemorações anuais de Pearl Harbor no Havaí. O USS Arizona Memorial fica montado nos restos afundados do navio de guerra.

"Todo ano isso traz grandes lembranças", disse Conter à Reuters em entrevista em 2010. "Vemos aqueles que ainda estão a bordo do navio como heróis. Somos os sortudos. Voltamos para casa, nos casamos, tivemos filhos e agora netos. E eles ainda estão lá."

Além dos que morreram em Pearl Harbor, o ataque aéreo de duas horas feriu 1.178 pessoas, afundou ou danificou gravemente 12 navios de guerra dos EUA e danificou ou destruiu 323 aeronaves, paralisando gravemente a frota do Pacífico.

Conter serviu mais tarde na Guerra da Coreia de 1950 a 1953. Aposentou-se do serviço militar como tenente-comandante em 1967.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.