Descrição de chapéu inflação Datafolha

Atacarejo expande rede de lojas e diversifica oferta para reter clientes

Vencedor na pesquisa Datafolha, Assaí planeja abrir 40 lojas neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A inflação de alimentos e bebidas fechou 2022 em 11,64%, pouco mais do que o dobro dos 5,79% da média geral do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Em busca de descontos para amenizar os impactos da alta, o consumidor resgatou o costume de comprar em grandes quantidades, inclusive reunindo familiares e amigos.

O comportamento é comum em períodos de inflação alta e resulta no aumento da demanda nos atacarejos, explica o economista Roberto Kanter, professor dos MBAs de marketing e gestão comercial da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Vista interna da loja do Assaí Atacadista na avenida Aricanduva; foto mostra prateleiras altas, repletas de produtos e caixas, e o movimento nos caixas do atarejo
Loja do Assaí Atacadista na região da avenida Aricanduva, na zona leste de São Paulo (SP) - Keiny Andrade - 6.abr.2023/Folhapress

Para o especialista, a estratégia de inauguração dos grupos que administram bandeiras do setor é um dos termômetros que demonstram a tendência de consolidação do consumo em maior quantidade.

O comportamento deve permanecer mesmo com eventual queda da inflação, avalia Matheus Peçanha, economista do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da FGV). "Os clubes de compras podem se manter no hábito do consumidor brasileiro. Alguns grupos estão apostando mais nisso e estão substituindo suas redes varejistas por atacarejistas, porque visualizaram a mudança no consumo."

O Assaí Atacadista comprou em 2021 os hipermercados da extinta bandeira Extra Hiper, do GPA (Grupo Pão de Açúcar), e começou a converter os pontos comerciais no ano passado. Das 60 lojas inauguradas pela rede em 2022, 24 estão em São Paulo, sendo dez na capital. Com 45% das menções na pesquisa, a empresa foi considerada a melhor atacadista pela oitava vez consecutiva.

Ao todo, há cem unidades no estado e o grupo se expande também para cidades do interior, como Araraquara e Itatiba; do litoral, como Santos; e de regiões metropolitanas, como Taboão da Serra, São Bernardo do Campo e Campinas. Para atender necessidades variadas, a oferta das lojas é personalizada.

"Temos implantado novos serviços de acordo com a demanda de cada região. Hoje, a maior parte das lojas de São Paulo possui açougue e, dependendo do bairro, o cliente encontra unidades com adega de vinhos, empório de frios, padarias e galerias de lojas", afirma Luiz Carlos Araújo Costa, diretor de operações sul e sudeste do Assaí.

Segundo Costa, os preços oferecidos já são, em média, de 10% a 15% menores que os de supermercados e hipermercados. Com a inflação elevada, a rede percebeu que os clientes passaram a fazer substituição de marcas e, por isso, investiu na diversificação do portfólio.

O levantamento mensal Radar Scanntech, plataforma de dados do varejo que monitora cerca de 35 mil lojas de redes de supermercados, hipermercados e atacarejos no Brasil, mostra que os atacarejos foram o canal de vendas com o menor repasse de preços —8,7% na comparação entre março de 2022 e o mesmo mês de 2023.

Em 2023, o Assaí prevê abrir 40 lojas no país. Para se manter na memória do consumidor, a rede detém desde 2021 os naming rights da estação Carrão, da linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo, e também realiza ações sociais, como a doação de alimentos às famílias atingidas pelas chuvas em São Sebastião (SP), e patrocina eventos culturais e esportivos, como os Paulistões masculino e feminino, a Taça das Favelas de São Paulo e a Corrida de São Silvestre.


ASSAÍ
45%
das menções
Fundação
1974
Unidades
266 lojas distribuídas em 23 estados e no Distrito Federal
Funcionários
76 mil
Faturamento
R$ 59,7 bilhões em 2022
Crescimento
31% no faturamento de 2022, em comparação com 2021

Acreditamos que este resultado é reflexo de que os valores do Assaí são colocados em prática todos os dias e percebidos em nossas lojas por quem está no centro de todas as decisões que tomamos: os nossos clientes

Luiz Carlos Araújo Costa

diretor de operações sul e sudeste do Assaí Atacadista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.