Planos de saúde englobam programas de atenção primária e medicina da família

Bradesco Saúde é tricampeã na categoria em pesquisa Datafolha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Programas de Atenção Primária à Saúde (APS), que buscam oferecer um atendimento integral ao paciente, são incorporados por operadoras de planos de saúde como estratégia de promoção do cuidado, prevenção de doenças e redução de custos.

Na APS, antes de ser encaminhado a um especialista, o paciente passa por uma equipe de profissionais (normalmente formada por um enfermeiro, um técnico e um médico da família ou generalista), que o acompanha ao longo da vida. Dessa forma, eles conhecem não apenas o histórico de saúde do indivíduo, mas também suas características e hábitos.

Prédio com logomarca do bradesco seguros
Bradesco Seguros recebeu 19% das menções na categoria "seguro de saúde" - Divulgação

"Para o paciente, é vantajoso ter uma equipe que o conheça, que se relacione com ele, que saiba dos seus problemas de saúde, conheça seus hábitos, confie e oriente caso ela venha a precisar de serviços mais especializados", afirma José Cechin, superintendente executivo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

No Brasil, o número de médicos especializados em saúde da família e comunidade mais que triplicou entre os anos de 2012 e 2022, enquanto o de clínicos gerais aumentou 160%, segundo estudo de demografia médica publicado em parceria entre a Associação Médica Brasileira e a FMUSP (Faculdade de Medicina da USP).

Entenda a metodologia da pesquisa Datafolha

  • Entre os dias 20 de fevereiro e 4 de março deste ano, o Datafolha realizou 1.008 entrevistas com pessoas com 16 anos ou mais, pertencentes às classes A e B da cidade de São Paulo. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que esse modelo assistencial pode atender até 90% das demandas de saúde de uma pessoa ao longo da vida. Também diminui em 17% as internações hospitalares e em 29% a procura por serviços de urgência e emergência.

A rede de clínicas Meu Doutor Novamed, do grupo Bradesco Seguros, que reúne as empresas Mediservice e Bradesco Saúde, entre outras, foi criada em 2015 como um modelo assistencial voltado à APS.

Entre médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e equipe administrativa, as 31 unidades da rede contam com mais de 900 profissionais e oferecem aos segurados consultas em 15 especialidades, além de exames de analises clínicas e de imagem.

"O foco é, primordialmente, garantir um atendimento resolutivo e eficaz para preservar a saúde dos nossos beneficiários. Os programas de cuidado, bem como as iniciativas de atenção primária, são percebidos como diferenciais dos nossos planos, fidelizando e atraindo clientes", explica Manoel Peres, diretor-presidente do Bradesco Saúde. Neste ano, pela terceira vez, a empresa foi considerada o melhor seguro-saúde, para 19% dos paulistanos ouvidos pelo Datafolha.

A Meu Doutor Novamed também dá acesso a iniciativas como o programa Meu Cuidado, em que os pacientes são acompanhados de forma individual, integral e contínua e recebem orientações focadas na promoção à saúde e prevenção de doenças ao longo da vida.

"A Bradesco Saúde tem como pilares o incentivo à prevenção e a promoção do bem-estar para os cuidados com a saúde e se caracteriza por buscar estabelecer uma relação próxima, humanizada e de longo prazo com seus segurados", diz Peres.

Para os planos de saúde, o modelo pode ser vantajoso para reduzir gastos com internações e utilizar os recursos hospitalares de forma mais eficiente, explica Cechin, da IESS.

"Embora as evidências não comprovem isso de forma absolutamente clara, a gente espera que o custo de diagnosticar e tratar esse paciente seja menor do que se ele fosse a um pronto-atendimento", afirma.


BRADESCO SAÚDE
19%
das menções
Fundação
1984
Unidades
60
Funcionários
2.500
Faturamento
R$ 36,2 bilhões (inclui Mediservice)
Crescimento
14,8% (em relação a 2022)

Os programas de cuidado, bem como as iniciativas de atenção primária, são percebidos como diferenciais, fidelizando e atraindo clientes

Manoel Peres

diretor-presidente da Bradesco Saúde

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto afirmava que o crescimento no faturamento da Bradesco Saúde em 2023 havia sido 3,5%. Foi de 14,8%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.