Se tem amigos no churrasco, tem farofa. Se tem reunião em família, tem farofa. Até na ceia de Natal ela está lá, às vezes mais presente do que o Papai Noel.
"A farofa é um alimento muito presente na mesa dos brasileiros, faz parte da cultura alimentar, sendo utilizada nos mais variados pratos. E a Yoki, líder da categoria, busca trazer para os consumidores o que há de melhor nesse universo, com variações que apresentam como base a farinha de mandioca —preferência nacional— e de milho", conta Bruna Araruna, diretora de marketing da General Mills no Brasil para a marca.
Na mais recente pesquisa Datafolha, a Yoki registrou 48% da preferência dos paulistanos, conquistando sua quinta vitória na categoria e permanecendo invicta.
Em abril, antes mesmo do período de festas juninas, época movimentada para a marca, a Yoki patrocinou uma festa com o tema na edição mais recente do Big Brother Brasil.
"Essa exposição foi muito positiva e seguimos com as demais ações para o período com a presença de barracas juninas em mercados de todo país", conta a diretora de marketing. "A farofa marca presença nas barraquinhas de churrasco nas quermesses e, com isso, a venda desse item chega a crescer 30% nessa época do ano."
Antes de integrar o portfólio do grupo americano, a Yoki já existia como marca própria desde a década de 1990. A farofa tradicional continua como a mais comercializada, mas há versões especiais e saborizadas.
"As especiais são feitas com farinha torrada em forno a lenha, temperos de verdade, sem conservantes, com flocos maiores e crocantes, garantindo o gostinho caseiro", explica a executiva.
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