Fundada há três décadas, Ri Happy é a mais lembrada entre lojas de brinquedos

O pediatra Ricardo Sayon costuma contar em palestras a história de sucesso da Ri Happy, fundada há três décadas por sua mulher em um pequeno imóvel nos Jardins, em São Paulo, e hoje com 186 unidades em todo o Brasil.

Logo nos primeiros anos, quando eram apenas quatro as lojas de brinquedo e elas não iam bem financeiramente, ele abandonou a medicina para se dedicar ao negócio. Estudou o mercado e elaborou o conceito da Ri Happy: ir à loja tinha que ser um passeio. Foram criados espaços para experimentar brinquedos, atividades de recreação, revista para crianças e até campanhas sobre temas relacionados à infância, como vacinação.

A Ri Happy (Ri é de Ricardo) tornou-se a maior rede de varejo de brinquedos do Brasil e, em 2012, avaliada em R$ 500 milhões, foi comprada pelo fundo de investimento Carlyle, dono também da PBKids. Desde 2016, quando a categoria loja de brinquedos estreou na pesquisa Datafolha sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B, a Ri Happy é a vencedora.

Com o crescimento do comércio eletrônico, a ideia da empresa é aliar a venda online à proposta inicial de diversão nas lojas físicas, adotando a estratégia "omnichannel", algo como "todos os canais". A meta é ampliar a participação da internet, hoje 5% da receita. Para isso, a rede está investindo no site e em formas de conciliar a experiência física à digital. Há, por exemplo, a compra online com retirada na loja.

As unidades devem se transformar em centros de distribuição, para entregar o produto poucas horas após a aquisição pelo site. Próximo ao Dia da Criança e ao Natal, haverá o "PDV Mobile". Vendedores captam o código de barras dos produtos com um celular e fecham a venda com o cartão do comprador. A intenção é reduzir as longas filas que, convenhamos, dificilmente são uma experiência divertida.

*

"Nossa estratégia está em atender o cliente quando e como ele quiser. As lojas físicas são mais que um local para compra, estão evoluindo para um polo de entretenimento e serviços. No futuro, devemos oferecer não somente produtos, mas também serviços como festas de aniversário ou cursos para as crianças"
Flávia Drummond, diretora de marketing da Ri Happy

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade