Poupatempo é referência em serviço público com quase 25 mil atendimentos diários em SP; Metrô também lidera categoria

"Nem parece serviço público!" Se você já murmurou algo parecido entrando ou saindo de uma unidade do Poupatempo, provavelmente sabe que não está sozinho. Os amigos e os conhecidos concordam. O programa foi eleito como o melhor serviço público por 11% dos paulistanos entrevistados, empatado com o Metrô.

Nascido em 1997, o Poupatempo foi desenhado para acabar com a peregrinação da população por diferentes órgãos do governo. Hoje, o programa tem 72 unidades fixas no estado e um posto móvel, que percorre as áreas mais distantes da Grande São Paulo.

Tem também a Poupinha, assistente virtual criada em 2016 que já trocou 200 milhões de mensagens com os cidadãos e realizou 9 milhões de agendamentos. "Ela interage tão naturalmente que muitos se despedem com frases como 'Deus te abençoe' e 'Muito obrigado'", conta Ernesto Mascellani Neto, superintendente da empresa gestora, a Prodesp.

Ao mesmo tempo em que avança nos meios digitais, o programa estadual mantém o serviço Escreve Cartas, com voluntários que ajudam analfabetos a preencher formulários, preparar currículos ou simplesmente... escrever cartas.

Sim, a inspiração veio do filme "Central do Brasil", de Walter Salles.

*

TOP 5
(os serviços mais procurados em São Paulo)

- CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
- Carteira de Identidade
- Carteira de Trabalho
- Seguro-desemprego
- Atestado de antecedentes criminais

7.500 pessoas recebem assistência por dia na unidade mais concorrida, a de Itaquera, na zona leste

24.500 são atendidos por dia em toda a cidade de São Paulo

5 Unidades fixas na capital (Sé, Lapa, Itaquera, Santo Amaro e Cidade Ademar)

196,2 milhões de atendimentos feitos nos cinco postos desde 1997

*

"O reconhecimento da população em uma pesquisa espontânea e de credibilidade é um grande motivador, ainda mais quando se conhece o nível de exigência dos paulistanos com a qualidade dos serviços públicos e privados"

Ernesto Mascellani Neto, superintendente da Prodesp, empresa do governo estadual que gere o Poupatempo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
Publicidade