Iguatemi e JK Iguatemi empatam como shoppings de luxo mais queridos pelos paulistanos
O imponente relógio de água, com 8,5 m de altura, criado pelo artista francês Bernard Gitton, é o principal símbolo do Iguatemi, o primeiro shopping do país, inaugurado em 1966.
Vencedor isolado em 2018, neste ano o tradicional centro de compras divide o pódio de melhor shopping de luxo da cidade com um primo mais novo, o JK Iguatemi, que abriu as portas em 2012.
Os dois foram citados por 16% dos paulistanos das classes A e B. Entre os moradores da zona sul, o mais velho atinge 23% da preferência, enquanto o segundo é lembrado por 24% na zona oeste.
"São propostas complementares", observa Marcelo Miranda, vice-presidente comercial de marketing do grupo IESC (Iguatemi Empresas de Shopping Centers), que controla esses e mais 15 empreendimentos no Brasil.
Instalado na avenida Brigadeiro Faria Lima, o centro de compras mais antigo criou um laço emocional com seus clientes, afirma Marcelo. "Mesmo assim, o estabelecimento está sempre se renovando", ressalta. Ainda neste semestre, deve lançar o site de compras Iguatemi 365, com a possibilidade de retirar os produtos no concierge do shopping.
No último ano, o Iguatemi ampliou o foco em gastronomia e inaugurou o restaurante Più e a Confeitaria Dama, além de reformar a área em que estão o Ráscal e o Frevo. Nos próximos meses, quem chega por lá é a Padoca do Maní, padaria da chef Helena Rizzo.
Entre as grandes grifes internacionais, destacam-se a ampliação da Chanel e a vinda da Hermès, Yves Saint Laurent, Cartier, Fendi e Bottega Veneta. "É um shopping bem variado. Ao mesmo tempo que abriga a Dolce & Gabbana, também tem Lojas Americanas", pondera Marcelo.
Para o executivo, o diferencial do JK Iguatemi é o destaque para o entretenimento. "O Cinépolis trouxe a primeira sala 4DX para a América Latina, com efeitos como assentos que se movimentam, vento e fumaça." O Teatro Santander, famoso pela exibição de musicais, intensifica a vocação para o lazer.
A arquitetura ampla e luminosa e a presença de casas como o restaurante japonês Kitchin e o bar Astor colaboram para atrair um público mais jovem em relação ao do Iguatemi, afirma Marcelo.
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IGUATEMI
1996 Inauguração
50 mil pessoas por dia
16 restaurantes, entre eles Manioca, Ritz, Junji Sakamoto, Le Jazz Brasserie e Japengo
300 lojas, entre elas Valentino, Prada, Gucci, Burberry, Christian Louboutin, Mont Blanc, Michael Kors e Rolex
Cinema Cinemark com seis salas, sendo duas VIPs
Academia Bodytech
JK IGUATEMI
2012 Inauguração
500 mil pessoas por mês
10 restaurantes, entre eles Forneria JK, Varanda, Ici Brasserie, Tre Bicchieri, Piadina e Spot
180 lojas, entre elas Tiffany&Co., Miu Miu, Goyard, Moncler, Carolina Herrera, Bvlgari e Calvin Klein
Cinema Cinépolis com oito salas, sendo seis VIPs
Academia Bodytech