Vencedora de quatro categorias na pesquisa Datafolha, Porto Seguro aposta em projeto de preservação
A grande vencedora d'O Melhor de sãopaulo Serviços, a Porto Seguro não restringe sua atuação a socorrer carros quebrados nas estradas ou resolver problemas de encanamento em prédios da cidade.
A empresa investe em um projeto cultural que tem transformado a região central da capital e que merece ser conhecido, especialmente pela população mais jovem —o grupo é o que menos lembra uma marca em três das quatro categorias em que a companhia foi premiada.
Na vizinhança de uma das áreas mais degradadas da cidade criaram o Teatro Porto Seguro em 2015 e um complexo cultural, um ano depois. "Desde a sua criação, na década de 1940, a Porto Seguro se preocupa em colaborar com o desenvolvimento da área central da cidade, onde está localizada a nossa matriz e a levar mais opções culturais à essa região, que possui tanta relevância histórica para São Paulo, beneficiando a comunidade", explica Felipe Milagres, diretor de marketing da marca.
A companhia, que surgiu de uma reunião de acionistas do Bradesco para fundar uma empresa de seguros gerais, ganhou como melhor marca de seguro de automóvel e manutenção de carro pelo segundo ano consecutivo —na última edição da pesquisa, atingiu 48% e 8% em cada uma, respectivamente. A Porto também venceu em duas estreias desta edição: consórcio e melhor seguro residencial.
Setenta e quatro anos depois que foi criada, a companhia soma 13 mil funcionários e, em 2018, R$ 1,3 bilhão de lucro líquido.
Ainda na região central da cidade, a empresa passou a patrocinar também a casa de jazz Blue Note, recém inaugurada na avenida Paulista, estendendo a parceria que começou na unidade carioca do empreendimento.
Mas voltando a falar da área em que é campeã, a Porto também estendeu seu campo de atuação com outras possibilidades de relacionamento com os clientes, voltadas para área de prevenção. É o caso do app T+g, que mede aceleração, curva e frenagem do carro em um sistema de gameficação e pontuação da performance no volante. O objetivo é incentivar uma atitude mais segura no trânsito.
Um projeto que está em fase piloto é o de descarte de lixo eletrônico. A ideia é a seguinte: o prestador da empresa que vai à sua casa para realizar consertos oferece o serviço e encaminha os resíduos para um container específico, com sensores de espaço. Quando cheio, ele emite uma mensagem às empresas de coleta que podem fazer o gerenciamento adequado.