Descrição de chapéu
Chen Peijie

Uma amizade que vence a distância geográfica

Parceria entre China e Brasil tem se intensificado

Temer segura a camisa amarela da Seleção Brasileira, com o número 10 e o nome de Xi Jinping ao lado do líder chinês. Ambos sorriem. Os dois usam terno preto e camisa branca. Ao fundo, a parede amarelada do Grande Salão do Povo, que tem tapete vermelho. À esquerda aparecem dois seguranças de terno.
O presidente Michel Temer entrega ao líder chinês, Xi Jinping, uma camiseta da seleção brasileira em visita a Pequim - Beto Barata - 1º.set.17/Presidência da República

O dia 15 de agosto é uma data importante para os povos da China e do Brasil. Foi neste dia, há 44 anos, que os dois países estabeleceram oficialmente suas relações diplomáticas, abrindo uma nova era no relacionamento bilateral. Mais de quatro décadas depois, estamos celebrando também nesta data o "Dia da Imigração Chinesa", um novo marco na história da nossa amizade.

Dois séculos atrás, um grupo de agricultores chineses cruzou os mares para trazer as técnicas do cultivo do chá ao reino do café, dando início, então, à amizade entre os dois povos em meio ao aroma das duas bebidas.

Ao longo dos mais de 200 anos, tanto o governo como o povo do Brasil acolheram os imigrantes chineses de maneira solidária e hospitaleira. Com seu trabalho árduo e o empreendedorismo, os imigrantes chineses convivem em harmonia com os brasileiros, desempenham um papel único na promoção das relações bilaterais e retribuem à sociedade.

A criação do "Dia da Imigração Chinesa" é um reconhecimento da contribuição dos imigrantes chineses para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e uma prova da profunda amizade. 

Essa amizade consolidou-se ainda mais quando os dois países elevaram suas relações à categoria de parceria estratégica global. Desde o início dos laços diplomáticos, o relacionamento bilateral vem-se desenvolvendo estavelmente sobre a base de respeito e igualdade.

No mês passado, durante um encontro bilateral na África do Sul, os chefes de Estado da China e do Brasil abordaram a coordenação entre a iniciativa "Um Cinturão e Uma Rota" e estratégias brasileiras de crescimento como o PPI (Programa de Parcerias de Investimento), além de ampliar a cooperação em inovação e estreitar intercâmbios humanos, injetando, com isso, novo vigor ao relacionamento sino-brasileiro.

Os estados sob jurisdição deste Consulado também estreitaram seus intercâmbios com inúmeras províncias e cidades da China, estabelecendo vários estados-irmãos ou cidades-irmãs. A parceria pragmática é frutífera e está trazendo benefícios para ambos os lados.

Já as atividades culturais são mais coloridas: impressionante show de acrobacia, celebração animada do Ano Novo Chinês, flash mob com cheongsam na avenida Paulista, inauguração da "Praça da China" com uma estátua de bronze de Confúcio em Curitiba.

São exemplos da intensidade do convívio entre as duas culturas. A interação solidária também se intensificou: a polícia de São Paulo organizou palestras sobre segurança pública para a comunidade chinesa, enquanto os imigrantes chineses realizaram atividades beneficentes para a sociedade local.

A amizade vence a distância geográfica. Como disse o embaixador da China no Brasil, sr. Li Jinzhang, vamos trabalhar juntos para construir uma comunidade de destino compartilhado, de interesse recíproco e de mescla cultural.

Desejo prosperidade e felicidade à comunidade chinesa no Brasil! Viva a amizade entre as duas nações e os dois povos! De mãos dadas vamos escrever um novo e virtuoso capítulo nas relações sino-brasileiras!

Chen Peijie

Cônsul-geral da China em São Paulo desde agosto de 2017 e mestre em direito

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.