Descrição de chapéu

Repique paulista

Aumento das internações por Covid-19 ocorre em momento particularmente delicado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

UTI do Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, que foi construído com estrutura equipada para atender, exclusivamente, os casos da Covid-19 durante a pandemia - Adriano Vizoni/Folhapress

São inquietantes os indicadores recentes da evolução da Covid-19 no estado de São Paulo. Como um avião que arremete por não encontrar boas condições de pouso, o número de internações provocadas pela doença voltou a subir nas redes pública e privada após ter passado por período de queda sustentada.

De acordo com o Info Tracker, sistema de monitoramento desenvolvido por pesquisadores da USP e da Unesp, os hospitais municipais da capital tiveram, de 7 a 13 de novembro, elevação de 9% nas internações. Na Baixada Santista, o aumento foi de 23%, e na região norte da Grande São Paulo, de 37%.

Ademais, ao menos seis instituições particulares paulistanas registraram, em diferentes proporções, alta das hospitalizações no início de novembro. No estado, segundo dados oficiais, a média diária de internações em razão da doença cresceu quase 18% na última semana, passando de 859 para 1.009.

Embora seja prematuro falar em nova onda de Covid-19, o repique da enfermidade preocupa por ocorrer num momento particularmente sensível do sistema de saúde.

De um lado, os leitos públicos estaduais destinados aos acometidos pelo Sars-CoV-2 têm sido desativados. De outro, a rede privada registra grande ocupação de pacientes de outros males que haviam adiado cirurgias e diferentes procedimentos no auge da epidemia.

A causa mais provável do fenômeno é o relaxamento das medidas preventivas —isolamento, uso de máscaras e distanciamento físico— por parte da população.

Um comportamento mais permissivo pode ser explicado pela desinformação; em boa medida, entretanto, algum relaxamento de regras e condutas, depois de tanto tempo, seria inexorável.

Desde meados de outubro, regiões em que residem 76% dos paulistas passaram à fase verde do plano que define os estágios para a volta do comércio e de outros serviços. Penúltima etapa das restrições, ela permite a reabertura controlada de quase todas as atividades, inclusive cinemas e teatros.

Não à toa, o governo estadual, que inicialmente negou o recrudescimento da epidemia, logo mudou o discurso e corretamente suspendeu a passagem de novas áreas a essa fase, prevista para esta semana.

O quadro atual gera ainda mais apreensão devido à chegada das festas de fim de ano, quando os deslocamentos e reuniões familiares podem vir a ocasionar novos surtos. Já se tem notícia, inclusive, de grandes festas programadas para ocorrer no litoral.

Não é o momento de abandonar os cuidados. Da população, espera-se responsabilidade e compreensão do momento atípico vivido; das autoridades, vigilância e firmeza, além de uma atitude previdente.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.