Descrição de chapéu
Marco Aurélio Gastaldi Buzzi e Catarina Buzzi

Um ano de esperança para pessoas e empresas

Soluções extrajudiciais avançam na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Marco Aurélio Gastaldi Buzzi

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Catarina Buzzi

Bacharela em direito

Não há dúvida de que o ano de 2020 foi absolutamente incomum para todos nós. Historicamente, será conhecido como aquele em cuja passagem a Covid-19 tomou conta do planeta. Diante desse poderoso inimigo, restou às populações apenas a alternativa do cautelar confinamento.

A ruptura brusca das relações sociais e de consumo também provocou no Brasil o recrudescimento do endividamento de pessoas, famílias e empresas. Tais circunstâncias, entre outras, geraram a crise que se espraiou por quase todas as atividades econômicas.

O ministro Marco Aurélio Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) - Sergio Lima - 20.out.11/Folhapress

No setor judicial, surgido o desafio, os operadores do direito foram em busca de soluções para resolver o aumento de litígios gerados pela Covid-19, oportunidade em que buscaram na mediação extrajudicial a alternativa de pacificação social.

Demonstra isso o gigantesco caso de uma empresa de telefonia atuante no país, que se valeu de procedimentos extrajudiciais para solucionar mais de 35 mil conflitos, contando para tanto com o ânimo pragmático de bons advogados, juízes e promotores de Justiça —que atuaram nesses milhares de conflitos, realizando audiências e acordos informais, e valendo-se, inclusive, de sistemas virtuais e telepresenciais.

Sem dúvida, evitou-se o ajuizamento de um imenso volume de novos processos judiciais que experimentariam anos e anos de trâmite até alcançar a solução derradeira; o que, no caso acima referido, foi obtido com brevidade.

Almeja-se aqui reafirmar que, nos moldes da resolução CNJ 125/2010, da lei 13.140/2015 e do atual Código de Processo Civil, qualquer cidadão pode procurar direta e pessoalmente um dos 1.256 Cejuscs (Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos) existentes nos foros e comarcas do país. É possível propor a solução de conflitos de interesses, de modo consensual, sem processo judicial algum, ou seja, ainda antes de o problema se transformar em cara, imensa e longa ação judicial.

Atualmente, em muitas comarcas e juizados, dados estatísticos disponíveis no Conselho Nacional da Justiça (CNJ) comprovam que as soluções extrajudiciais de conflitos pela mediação, conciliação ou negociação alcançam de 28% a 32% das ações distribuídas nos foros.

Ministros do STF realizam a primeira sessão de julgamento por videoconferência - STF no Youtube

Agora, devido aos efeitos da pandemia, já se vislumbra o aumento dos pedidos de recuperação judicial, evitando-se a falência. Invariavelmente, os operadores do direito serão chamados para enfrentar os conflitos deles decorrentes, os quais muitíssimos poderão ser resolvidos, utilizando-se para tanto os métodos de conciliação e mediação.

Neste ano de 2021, é alentada a esperança de que os conflitos que dizem respeito à própria subsistência do comerciante, e de sua empresa ou indústria, sejam resolvidos de modo consensual, sem passar sequer próximo às barras dos tribunais.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.