Descrição de chapéu
Bruno Funchal

Continuidade das reformas é fundamental

Inflação dá sinais de que é preciso acelerar agenda: não há espaço para erros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruno Funchal

Secretário do Tesouro Nacional desde julho de 2020, será o novo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia; é doutor em economia (FGV-RJ), professor e pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e ex-secretário de Fazenda do Espírito Santo

Reorganizar as contas públicas e promover o aumento da produtividade são dois dos principais desafios da economia brasileira e os dois maiores alvos da agenda de reformas do governo federal.
A esses desafios somou-se o forte e inesperado choque provocado pela Covid-19. Para enfrentá-lo, foi preciso cuidar do hoje: diversos programas foram editados em 2020, importantes para proteger aqueles que mais precisam e para manter vivas as bases da economia, preservando empresas e empregos.

Mas não se pode descuidar do amanhã. O custo fiscal dessas medidas foi elevado e a conta ficou para as gerações futuras. O endividamento do Brasil, que já era maior que o de seus países pares da América Latina, aumentou de 76% para quase 89% do PIB.

O secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, que assumirá a Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia - Edu Andrade - 14.abr.20/Ascom

A pandemia não acabou, e o país entrou em 2021 convivendo com a doença e com a necessidade de ações para seu enfrentamento. Dado o gasto já realizado, o espaço para novas medidas é bastante limitado, mas, felizmente, todos aprenderam com o que foi feito e é possível proteger aqueles que mais precisam com ações mais focalizadas e produtivas, utilizando os programas bem-sucedidos de 2020.

Junto com a vacinação acelerada, essas são as melhores políticas para cuidar das pessoas e das contas públicas neste ano.

Para não descuidar do amanhã, é preciso manter um bom ambiente econômico, capaz de atrair investimentos privados e gerar emprego e renda. Para isso, a continuidade das reformas é fundamental. Muito já foi feito, mas é preciso continuar avançando; afinal, o Brasil já vai para o oitavo ano consecutivo com as contas no vermelho e a produtividade está estagnada há 40 anos.

Do lado fiscal, a criação do teto de gastos em 2016 trouxe maior previsibilidade e credibilidade para o controle dos gastos públicos, que cresciam em média 5,6% ao ano acima da inflação, um ritmo nitidamente insustentável.

O teto de gastos representou uma mudança de paradigma e foi bastante reforçado pela reforma da Previdência em 2019 e pelo novo marco fiscal (EC 109) em 2021. Essa reorganização fiscal melhorou a percepção de risco dos investidores, fazendo despencar as taxas de juros no Brasil e gerando uma economia de dezenas de bilhões de reais por ano em pagamento de juros. A Selic, que estava em 14,25% ao ano antes da criação do teto de gastos, caiu para 4,5% antes da pandemia, enquanto a inflação, que chegou a bater dois dígitos antes da medida, convergiu para valores abaixo da meta depois dela.

O gasto elevado em 2020 e incertezas acerca da evolução da pandemia, no entanto, fazem com que hoje a curva de juros brasileira seja uma das mais inclinadas do mundo, o que significa que contrair empréstimos de longo prazo no Brasil é caro, elevando o custo do investimento, prejudicando a geração de emprego e renda e penalizando aqueles que mais precisam.

A inflação também dá sinais de que é preciso acelerar a agenda de reformas, pois preservar o poder de compra é peça fundamental no cuidado com os mais pobres. Não há espaço para errar. É preciso avançar com as reformas estruturantes, como a administrativa, que permitam a continuidade da reorganização das contas públicas e fortaleçam a credibilidade fiscal.

Em paralelo, reformas que olhem para a produtividade da economia são fundamentais, pois significam a base para acelerar o crescimento econômico. Muito já foi feito, como a reforma trabalhista, os novos marcos legais do saneamento e do gás, o novo FGTS e a nova lei de falências e recuperação judicial.

Mas é preciso avançar ainda mais. Reformas microeconômicas, como os novos marcos legais para ferrovias, cabotagem e energia, são essenciais, junto com a agenda de privatizações. E a reforma tributária, por sua vez, vai descomplicar o ambiente de negócios, hoje uma das principais amarras para o crescimento.

Evoluindo com essa agenda de reorganização fiscal e de produtividade, não há dúvidas de que criaremos um ciclo virtuoso para a economia e escreveremos um futuro melhor para os brasileiros, principalmente para os mais pobres, com mais investimento, mais emprego e mais renda.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.