Descrição de chapéu
Rodrigo Garcia

Próximo governo só dará errado se quiser

Entregarei o estado de São Paulo pronto para inédito salto de desenvolvimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodrigo Garcia

Governador do estado de São Paulo (PSDB)

Neste domingo (30), os paulistas elegerão um novo governador. Farei a transição que o povo espera, com transparência e diálogo. Desejo ao vencedor que cumpra as promessas de campanha e honre São Paulo com a redução das desigualdades e a criação de oportunidades.

Entregarei um estado pronto para um inédito salto de desenvolvimento. A robustez fiscal alcançou indicadores superlativos. Temos o menor endividamento da história: 114% da receita consolidada. Mas, há quatro anos, herdamos o preocupante patamar de 175% da receita.

A despesa com pessoal atingiu o menor percentual em dez anos, com 37,6% da receita corrente líquida —longe, portanto, dos 46,6% de limite. Em 2019, quando o governador João Doria assumiu o governo, o déficit era de R$ 10,5 bilhões. No Orçamento de 2023, temos R$ 31,5 bilhões somente para investimentos.

Como governador, posso assegurar que as bases para o novo ciclo de prosperidade vão além da boa gestão fiscal. Na hora em que o Brasil mais precisou, foi São Paulo que trouxe a vacina para vencer a pandemia de Covid-19. Na crise, criamos o maior programa de proteção social, o Bolsa do Povo. Para ativar a economia, lançamos o Pró SP, com 8.000 obras e 200 mil empregos.

Até o final deste ano, vamos entregar mais 3.000 km de melhorias em rodovias e vicinais, de um total de 11.500 km já concluídos. Ampliaremos o atendimento no novo Hospital da Mulher, na capital. Novos Poupatempos e o Bom Prato Móvel irão reforçar a proteção social.

As inovações na educação e na formação de mão de obra ficarão mais visíveis com a revolução que fizemos nessa área: nova carreira do magistério, 15 mil novos professores, novo currículo do ensino médio, reformas em escolas, ensino integral para mais de 1 milhão de alunos, ampliação das Etecs e Fatecs e Fábricas de Cultura 4.0.

Nos próximos quatro anos, o Metrô terá a maior expansão da história, com 40 km de trilhos e 35 novas estações. As melhorias na CPTM serão garantidas pelas concessões que iniciamos nas linhas 8 e 9. Os monotrilhos serão concluídos, e novos projetos de mobilidade estão em andamento, como a expansão do VLT de Santos e o Trem Intercidades.

O rio Pinheiros, que estava morto, voltou à vida. E a Sabesp está pronta para fazer o mesmo no rio Tietê, com 800 mil ligações em Guarulhos e na região do ABC.

Na série histórica, os resultados dos 28 anos de governos do PSDB mostram porque São Paulo se tornou uma referência. Há 30 anos, o estado tinha 97% de seus 645 municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo ou muito baixo. Hoje 90% dos municípios paulistas têm IDH alto ou muito alto.

O número de hospitais estaduais mais que dobrou: 103 unidades. A mortalidade infantil caiu mais do que na média nacional. E a expectativa de vida subiu mais do que no restante do país.

São Paulo era um dos estados mais violentos do Brasil. Hoje tem o menor número de homicídios. A taxa nacional é três vezes maior que a paulista. Estima-se que mais de 130 mil vidas foram poupadas.

Entregarei um estado com contas em dia para que São Paulo avance no caminho da prosperidade. O próximo governo só dará errado se quiser. São Paulo poderá sempre contar comigo.

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.