Descrição de chapéu
Denise Mota

Psi para o povo preto

Atravessar a densa parede do racismo no cotidiano deixa marcas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Resiliência tem preço. Atravessar a densa parede do racismo no cotidiano deixa marcas que se apresentam desde reações de defesa como autossabotagem até a emergência de transtornos outros, de distintas gravidades. Da consciência de perigos letais, como ser baleado por portar um simples guarda-chuva, a constrangimentos, negligências e abusos reiterados e naturalizados (quantas vezes você já foi seguido em uma loja, por exemplo?), a experiência diária do negro é permeada de violências permanentes.

"O racismo violenta as pessoas negras de todas as formas possíveis, inclusive culpando-as por isso", ponderam os autores de "Saúde Mental da População Preta Importa" (ed. Conquista), em que os impactos dessas agressões sobre a psique bem como ferramentas terapêuticas e "possibilidades estratégicas" de tratamento e cura são discutidos por duas dezenas de profissionais "psi" negros que compartilham sua experiência clínica.

A partir de trabalhos de diferentes naturezas — de sessões de psicoterapia em grupo a projetos acadêmicos, do encontro com pacientes em leitos psiquiátricos a iniciativas psicossociais — esse compêndio de olhares, escrevem os autores, se propõe a retirar o negro do "lugar de objeto de estudo, para sermos observadores e autores das nossas próprias vivências", a "aquilombar a psicologia". Identidade e ascensão social, apagamento, autoestima, desenvolvimento e manutenção dos sintomas de ansiedade, saúde mental na infância são alguns dos temas abordados, bem como as dores e potências da mulher negra.

"A construção da imagem da mulher preta em nossa sociedade está relacionada à força, resiliência e determinação (...), como se não lhe fosse permitido considerar os impactos da dureza da vida cotidiana na construção de sua subjetividade", escrevem. "Sofrer não é natural, não é um sentimento com que devamos nos acostumar."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.