Descrição de chapéu
Camila Rocha

A direita de volta aos trilhos

Ex-reitor da USP afasta receio de negacionismo na gestão de Tarcísio de Freitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Camila Rocha

Doutora em ciência política pela USP, é autora de "Menos Marx, Mais Mises: o Liberalismo e a Nova Direita no Brasil", coautora de "The Bolsonaro Paradox: the Public Sphere and Right Wing Counterpublicity in Contemporary Brazil" e pesquisadora no Cebrap

A convocação de Vahan Agopyan para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo afastou temores por parte da comunidade científica paulista.

Ex-reitor da Universidade de São Paulo, Agopyan irá integrar um cordão sanitário contra o negacionismo científico ao lado de Eleuses Paiva na Secretaria da Saúde, e Esper Kallás no Instituto Butantan.

O ex-reitor da USP Vahan Agopyan, indicado para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo - Cecília Bastos/USP Imagens

Na Secretaria da Educação, a opção por Renato Feder confirma o distanciamento do sectarismo do Planalto.Sócio da Multilaser, Feder havia sido vetado para ocupar o Ministério da Educação, após a saída de Abraham Weintraub, por sua proximidade com o ex-governador paulista João Doria.

Como secretário da Educação no Paraná, o empresário foi alvo de protestos da comunidade escolar ao implementar uma nova modalidade de ensino à distância. Porém, antes que o conflito escalasse, a secretaria cedeu ao diálogo e à conciliação de interesses.

O mesmo tom conciliatório foi adotado por Sonaira Fernandes, que irá assumir a recém-criada Secretaria da Mulher. Vereadora eleita na capital paulista pelo partido Republicanos, Fernandes foi comparada à ex-ministra Damares Alves por sua atuação na Câmara Municipal. No entanto, já declarou que sua atitude na chefia da pasta será diferente e aberta ao diálogo respeitoso com diferentes segmentos.

O futuro governador também garantiu que as pessoas irão se surpreender com a atuação de Capitão Derrite na Secretaria de Segurança Pública, a qual, em suas palavras, será mais serena e afastada das redes sociais. Muito em breve, a autonomia política conquistada por Tarcísio de Freitas, com o auxílio de Gilberto Kassab, futuro secretário de governo e principal articulador político da nova gestão, será testada em 2024.

Ao que tudo indica, a dupla sairá fortalecida para 2026.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.