Descrição de chapéu
O que a Folha pensa

Armas na mira

Reverter política bolsonarista no setor traz de volta sensatez à gestão pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Homem dispara arma em clube de tiro em São Paulo
Homem dispara arma em clube de tiro em São Paulo (SP) - Carla Carniel/Reuters

Em apenas quatro anos, Jair Bolsonaro (PL) logrou colocar um milhão de armas nas mãos de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) —um aumento de 187% em relação a 2018. Tal feito impõe danos à segurança pública, e revertê-lo não será tarefa fácil.

Ao tomar posse, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou medidas para suspender registros de armas de uso restrito para CACs e particulares, paralisar a concessão de novos certificados a CACs e clubes de tiro e limitar o número de armamentos e munições permitidas.

Flávio Dino, ministro da Justiça, pretende entregar um novo decreto regulamentando o Estatuto do Desarmamento —lei corroída pelos dispositivos de Bolsonaro.

Além do risco inerente em aumentar a posse de armas, a política anterior nem sequer contava com uma base sólida de dados.

Em 2022, o Exército admitiu ser incapaz de pormenorizar os tipos de artefatos em circulação de forma precisa, devido à ausência de padronização do Sistema de Gerenciamento Militar de Armas.
Diante deste cenário, o principal desafio é retomar o monitoramento e a rastreabilidade de armas e munições no país.

Lula estuda passar para a Polícia Federal a responsabilidade, hoje do Exército, de emitir certificado de registro e cadastro de armas para CACs e de fiscalizar clubes de tiros.

Nessa mesma direção, em fevereiro o governo determinou que todas as armas fossem registradas no sistema da PF. Fortalecer a capacidade institucional de fiscalização e averiguar as lacunas no monitoramento feito pelo Exército são medidas urgentes.

Um arsenal sem controle facilita o acesso de criminosos a armamentos. Em junho de 2021, um membro da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) chegou a obter do Exército o registro de CAC, mesmo com uma ficha corrida de 16 processos criminais.

O Tribunal de Contas da União já mostrou como a fiscalização é frágil. Em casos flagrantes de ilegalidade levantados pelo tribunal, o Exército apenas abriu processo administrativo, sem acionar a PF.

A gestão bolsonarista, como em outas áreas, era regida por negacionismo e ideologia. Pesquisas internacionais mostram que facilitar o armamento civil não gera benefícios para a segurança pública. As medidas ora tomadas pelo novo governo são o primeiro passo para que a sensatez volte a nortear as políticas do setor.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.