Leitor critica novo rodízio na cidade de SP

Regina Duarte é criticada por leitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rodízio
Talvez nunca venhamos a saber de quem foi a ideia estapafúrdia de propor esse rodízio por dia pares e ímpares ("Megarrodízio começa a valer nesta segunda em toda a capital paulista", Cotidiano, 11/5). Esse gênio do expôs de forma irresponsável as pessoas que são obrigadas a sair para trabalhar e estavam usando seus próprios veículos. O povo é cobaia dessa armadilha. Se dará certo, veremos mais adiante, mas a indústria da multa já opera a 100%.
Izabel Avallone (São Paulo, SP)

PGR
Inacreditáveis as insinuações de que Augusto Aras poderá ser indicado ao STF daqui a dois anos dependendo de seu comportamento em relação ao governo. O procurador-geral é o titular exclusivo das ações penais contra os detentores de foro privilegiado, inclusive o presidente da República. Urge que seja aprovada lei para impor ao PGR impedimento de dois anos para assumir outros cargos públicos após o exercício de seu mandato.
Agostinho Sebastião Spínola (São Paulo, SP)

Ditadura
Saudosistas da ditadura alegam que ela foi branda em comparação à da Argentina, que teria feito 30 mil mortos. Essa contabilidade macabra de mortos atrelados à ação/omissão das Forças Armadas ganhará novos números em breve, com dezenas de milhares de mortos pela pandemia lançados na conta dos militares, já que são os pilares deste governo genocida. Que os fardados atentem ao alerta de Luiz Felipe Pondé ("A vigília como virtude política", 11/5).
Túllio Marco Soares Carvalho (Belo Horizonte, MG)


Reginas, Curiós, Toffolis, Ustras
Excelente o artigo de Thiago Amparo ("Reginas, Curiós e Toffolis" Saúde, 11/5). Quero frisar que a arguição de descumprimento de preceito fundamental nº 153, proposta pelo Conselho Federal da OAB em 2008 contra a anistia de torturadores e assassinos, ainda pende de recurso no STF, em mãos do seu próximo presidente, Luiz Fux, que simplesmente decidiu não julgá-lo.
Fábio Konder Comparato (São Paulo, SP)

Bolsonaro recebe o tenente-coronel reformado do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura, expoente da repressão da guerrilha do Araguaia - @chicorodriguesrr no Instagram

O texto de Thiago Amparo contrasta com o infortúnio de atos e frases dos integrantes do atual (des)governo. Tanto é que daria para escrever muitas outras cenas infelizes, e o título poderia ser Reginas, Curiós, Toffolis, Ustras, Weintraubs, Damares e tantos outros.
Anselmo Antonio da Silva (São Bernardo do Campo, SP)

De todas as personagens que Regina Duarte representou, a atual é a vilã mais abjeta. Espero que sua verborragia contra a pobreza seja mais uma de suas falas fictícias.
Cintia Garbeloto (São Paulo, SP)

Representados
O que assusta com Bolsonaro é o número de pessoas que ele representa com seu comportamento. Expõe o orgulho de uma sociedade que não enxerga nada além de seus interesses. Até religiosos desdenham do fato de ele aplaudir torturador e de não demonstrar compaixão em pronunciamentos sobre a Covid-19.
Claudio L Rocha (São Paulo, SP)


Isolamento
Vai no ponto do humanismo Netflix o genial artigo de Demétrio Magnoli ("Carta a um não confinado", Poder, 9/5). Mostra o egoísmo para a catástrofe social que se avizinha disfarçado de solidariedade. Deveria ser leitura obrigatória. Parabéns!
Cláudia Carvalho (São Paulo, SP)

A coluna de Demétrio Magnoli está recheada de preconceitos e de insensibilidade com a realidade, típico de quem pertence a uma classe privilegiada e acha sacrifício deixar de ir ao restaurante ou ao shopping Iguatemi. Não consegue entender que o "Zé povinho" da favela, os informais e os donos de lojinhas buscam sobrevivência financeira ao sair de casa. Não tenho dúvidas de que todos gostariam de ficar em suas casas assistindo Netflix se pudessem.
Marcelo Neiva Pereira (São Paulo, SP)

"Com retorno dos voos espaciais nos EUA, astronautas dão dicas para lidar com isolamento" (Ciência, 9/5). Eles levaram crianças?
Vera Lúcia de Oliveira Jesus (Brasília, DF)


Planos econômicos
Gostaria de dar modesta colaboração para injetar dinheiro na economia sem custo para as finanças públicas. Que se paguem os valores referentes à correção dos planos econômicos. Se a correção já foi paga para milhares de pessoas, por que outras milhares não têm o mesmo direito? Que se desamarrem os nós do STF e que se elimine um dos motivos de sermos "200 milhões de trouxas" ("Em live com Itaú, Guedes diz que '200 milhões de trouxas' são explorados por seis bancos" Mercado, 9/5).
Antônio Carlos Rossatti Schimitd (São Paulo, SP)


Arrependido
Arrependo-me de ter contribuído para a ascensão de Bolsonaro à Presidência. Sem noção, ele brinca no grande prédio chamado Brasil. Foi ao play do Supremo após reunir empresários e depois derrapou na casa de festas do condomínio, não se consumando o churrasco em que abriria sua atual residência para 30 amigos e influentes. Até quando o Ministério da Defesa passará a mão na cabeça do nosso treslocado presidente? Em 2022, ele não terá meu voto.
Paulo Marinho (Rio de Janeiro, RJ)


Suécia x Nova Zelândia
Hélio Schwartsman (Opinião, 10/5) diz em sua coluna que a estratégia neozelandesa se terá mostrado melhor que a sueca se a vacina contra o coronavírus não demorar. Mas o provável é que demore. Quem defende lockdown tem de mostrar como sustentar milhões em casa em um país quebrado e como impor isolamento para quem vive em área comandada pelo tráfico.
Raphael Câmara Medeiros Parente (Rio de Janeiro, RJ)

Moradores fazem compra em supermercado de Wellington, na Nova Zelândia, em 4.mai.2020 - Guo Lei/Xinhua

Aprendizado
O embaixador da Rússia, senhor Serguei Akopov, foi certeiro: "foi um combate das forças da vida contra as forças da morte" e "a humanidade fez uma escolha importante: optou por cooperação em vez da competição" ("História da Segunda Guerra nos ensina que solidariedade é o melhor remédio", Mundo, 8/5). E nós, brasileiros, aprendemos algo com o mensalão, a Lava Jato e o centrão? Passagens que deveriam estar frescas em nossa memória! Se aprendêssemos a escolher sempre o interesse coletivo, todo o resto viria naturalmente.
Nivaldo da Silva Lavoura Júnior (Piracicaba, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.