Leitores criticam Bolsonaro e o filho 04

Mariliz Pereira Jorge e Ruy Castro são elogiados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando?
Quando serão acusados formalmente por genocídio o desqualificado especialista em logística, dócil servo ("tem gente que manda e gente que obedece"), e o desequilibrado capitão cloroquina ("isto não passa de uma gripezinha")? É demais esperar que o façam nossos políticos, quase todos preocupados apenas em tirar proveito próprio ou se protegerem de malfeitos. Mas onde estão nossos conselhos federais e regionais (CRMs, CRF, OAB, Crefitos, Corens) e outros tantos organismos representativos? E o Judiciário, para que serve? Só para facilitar a vida dos poderosos, como o fez no caso de conhecido senador envolvido em rachadinhas?
Eduardo Passos (São Paulo, SP)

Sou médico infectologista e, a cada (in)ação desse (des)governo em relação à Covid e à vacinação, vejo com mais claridade que interditar legalmente o atual presidente é uma emergência de saúde.
Evaldo Stanislau Affonso de Araújo (Santos, SP)

*

Cumprimento Ruy Castro pelo belíssimo artigo sobre a classe médica ("Os médicos sobre Bolsonaro", Opinião, 7/12). Concordo plenamente com o que escreveu o colunista.
Sérgio Bartkevitch, médico há mais 50 anos (Novo Horizonte, MG)

*

Excelente análise de Mariliz Pereira Jorge ("Genocida", Opinião, 10/12). Porém discordo dela quando diz que Bolsonaro não sabe o que está fazendo lá. Ele sabe, sim. Está garantindo o emprego dos filhos e, principalmente, o seu, que é o de poderoso lobbista da indústria de armas.
Suely Rozenfeld (Rio de Janeiro, RJ


Finalzinho
"'Estamos vivendo um finalzinho de pandemia', diz Bolsonaro apesar da alta de mortes por Covid" (Saúde, 10/12). Os quase 58 milhões de brasileiros que votaram nisso aí (incluindo muitos médicos) estão gostando do espetáculo de horrores?
Lourenço Faria Costa (Quirinópolis, GO)

*

Está na hora de a imprensa toda parar de tratar essa pessoa como "negacionista" e passar a tratá-lo como um criminoso genocida, que já deveria estar na cadeia.
Joaquim Salomão (Curitiba, PR)

*

Comentar o quê? Toda vez que leio sobre mais alguma bobagem presidencial meus olhos parecem querer saltar das órbitas. Mas, como sempre digo, "parabéns" aos que em 2018 confundiram urna eleitoral com vaso sanitário e legaram isso daí para a nação. Pena que não pagarão sozinhos pela escolha.
Ricardo Cândido de Araújo (Taboão da Serra, SP)


Armas e livros
Um país que retira impostos de armas e taxa livros demonstra muito bem o tipo de governo que possui.
Humberto Freire (Rio de Janeiro, RJ)


Lava Jato
O artigo "O papel dos EUA no sucesso da Lava Jato" (Opinião, 7/12), de Maria Paula Bertran, traz uma nova dimensão para o debate sobre a Lava Jato ao introduzir o papel dos Estados Unidos e, mais especificamente, do FCPA. O texto mostra que procuradores americanos têm grande discricionariedade para escolher quais casos priorizar e contribui ao identificar dois fatores que pesam nessas escolhas: os setores das empresas acusadas de corrupção e o nível de influência dos países em que essas empresas estão situadas. A análise nos ajuda a entender melhor os efeitos que a cooperação internacional traz no combate à corrupção.
Luiz Vilaça, doutorando em sociologia na Universidade de Notre Dame (South Bend, Indiana, EUA)


04
"Empresa contratada pelo governo federal atua de graça para Renan Bolsonaro" (Poder, 10/12). A família inteira enroscada. Mulher, filhos, parentes da mulher etc. E diziam que iriam acabar a corrupção. Não sou petista e defendo Lula na prisão. E com certeza ele terá companheiro(s) ao final do mandato.
Silvio Luiz de Oliveira (São Paulo, SP)

*

Acabou a mamata? Oi? Zero 1, Zero 2, Zero 3, Zero 4 e sei lá quantos mais estão com força total nas tetas, sugando tudo o que for possível, pois assim o pai ensinou. Estão sugando inclusive a nossa dignidade, a nossa paciência, o nosso direito. E nós continuamos deitados em berço esplêndido.
Rachel Barcellos Almeida Dinelli (Vitória, ES)

Renan Bolsonaro, filho do presidente, e o proprietário da Astronautas, Frederico Borges de Paiva - Instagram de Frederico Borges de Paiva

Esse aí parece estar querendo garantir o dele antes que o pai vá para Bangu 8 depois de 2022.
Antonio Marcos Mendes Augusto (Brasília, DF)

*

Eu conheço um ex-presidente que foi preso por um tipo de "permuta" em um sítio muito utilizado por ele. Chega! Impeachment é para ontem!
Rafael Pimenta (São Paulo, SP)

*

Onde estão as figuras com camisa da seleção brasileira saudando a nova era da meritocracia? Onde estão aqueles que berravam que acabou a mamata?
Luís Costa (São Luís, MA)

*

O endereço da empresa Bolsonaro Jr. é "Camarote 311 do Estádio Mané Garrincha"?! Alguém explica isso?
Renato Ladwig dos Santos (São Paulo, SP)

*

"Oposição leva caso Renan Bolsonaro à Procuradoria, e especialista vê violação da impessoalidade" (Poder, 10/12). Infelizmente, não vai dar em nada. A "nova política" tem sido bem aceita nos três Poderes.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)

*

Os mesmos que tanto condenaram essa prática, que o elegeram com o discurso anticorrupção, agora acham que tudo é normal.
João Batista da Fonseca (Serra, ES)


Pau-brasil
Um assentado encontrou um pau-brasil com 500 anos de idade e circunferência de mais de 7 metros na Bahia. Peço por favor que não se informe a Bolsonaro ou a Ricardo Salles o local exato da árvore.
Henrique Ventura dos Reis (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.