Descrição de chapéu América Latina

'Insossa. Esperava muito mais', diz leitor sobre abertura dos Jogos

'Quem deu a Braga Netto o direito de falar em nome do povo brasileiro', pergunta leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Abertura das Olimpíadas

Insossa. Eu esperava muito mais. A única coisa que salvou foi o globo feito pelos drones.
José Roberto Luppino (São Paulo, SP)


Sem energia
"ONS vê piora de cenário com crise hídrica; especialista alerta para risco de apagões pontuais" (Mercado, 23/7). Os grandes empresários brasileiros e estrangeiros que bancaram este modelo de governo têm a marca na paleta por tudo isso que está acontecendo com o país. Fiesp, CNI e todas as federações de empresas de mãos dadas com o Bolsonaro.
Carlos Telles (Porto Alegre, RS)


Aguardando o posicionamento de Tarcísio de Freitas —ministro negacionista, o qual muitos dizem possuir um perfil técnico— perante essa nova informação. Nas mãos desse senhor, que é completamente alinhado a este governo desastrado, sou capaz de apostar em um apagão em um futuro próximo.
João Gabriel Tavares (Belo Horizonte, MG)

Militares, política e urnas
"Poderes buscam limitar influência militar na política após Braga Netto defender voto impresso" (Poder, 23/7). A oligofrenia é perigosa, e ainda piora se é contaminada pela megalomania. Ou jogam fora hoje o genocida ou vai dar zebra.
Guilherme Torres Godoy (Paranaíba, MS)


O grande problema é uma pessoa que foi eleita por quase 30 anos para cargos no Legislativo e mais recentemente para a chefia do Executivo colocar agora em discussão esse tema só porque está com medo de perder a eleição.
Renan Batista (São Paulo, SP)

Uma pergunta que derruba totalmente a farsa da esquerda na sua defesa em manter as urnas tal como são. O que se deseja é que o voto seja preenchido eletronicamente, impresso, conferido pelo eleitor e em seguida depositado numa urna indevassável. Tudo com apuração eletrônica ao final. Isso prejudica a democracia?

Olavo Cardoso Júnior

Marília, SP


Os milicos estão gostando de falar grosso no poder. Querem altos cargos, soldos extras, aposentadoria integral bem gorda e pensões polpudas para as herdeiras, mas não querem assumir quaisquer responsabilidades em caso de incompetência, inapetência ou corrupção por seus atos. Ou que só sejam julgados em cem anos. Fácil né?
Alexandre Gonçalves da Silva (Macaé, RJ)

Piada da vez: Corruptos querem bloquear a participação de outros corruptos por causa da roupa que vestem. Será que isso é crime de preconceito, racismo ou homofobia?

Marcelo de Souza

Campinas, SP


A ironia da coisa é que, em caso de divergência entre o número apontado pelos votos de papel e o reportado pelos aparelhos, acharia mais confiável o resultado eletrônico.
Alexandre Angélico (São Paulo, SP)

Quem deu a Braga Netto o direito de falar em nome dos cidadãos e do povo brasileiro? Ele nem sequer foi eleito ("País quer mais transparência nas eleições, e debate do voto impresso é legítimo, diz general Braga Netto", Poder, 22/7).
Alexandre Fonseca Júnior Matos (Niterói, RJ)

O Congresso dormiu de toca e agora precisa reagir rejeitando os que foram indicados por este governo golpista.
Miriam Souza (Rio de Janeiro, RJ)

Só agora é que vão limitar? Penso que chegamos a um ponto quase irreversível.

Gabriela Aparecida de Oliveira

Cerquilho, SP


Mais uma vez a Folha, corajosamente, sai em defesa da democracia, da Constituição e do Estado democrático de Direito ("Aposta dobrada", Opinião, 23/7). Rebate com propriedade e lucidez a tentativa e ameaça golpista de Bolsonaro e do ministro da Defesa contra a República e as eleições. Coloca os golpistas de plantão no seu devido lugar. Este país continuará escolhendo seus representantes democraticamente.
Marcelo Rebinski (Curitiba, PR)


Imigrantes
Excelente o artigo de Fernanda Torres "Conhecereis a verdade" (Ilustrada, 22/7). Parabéns por este reconhecimento. Também sou filho de imigrantes (suíços) do início do século 19. Laurentino Gomes nos traz à consciência o quanto recebemos através desse trágico tráfico negreiro. Quantas fundações mundo afora (inclusive suíças) foram financiadas pelo lucro do tráfico. Fernanda Torres, Laurentino Gomes, Lévi-Strauss, Gilberto Freyre, a Folha e outros nos ajudam a conscientizarmo-nos.
Werner Zimmermann, psiquiatra e psicanalista (Florianópolis, SC)


Cuba
"Lula e Chico Buarque assinam carta no NYT contra embargo americano a Cuba" (Mundo, 22/7). Os senhores Lula e Chico Buarque moram num país onde 50 milhões de pessoas passam fome, 15 milhões não têm emprego e oito milhões são analfabetos. E eles estão preocupados com Cuba?
Geraldo Magela da Silva Xavier (Belo Horizonte, MG)


Agora vai. Os americanos não vão resistir ao apelo de figuras tão ilustres. Pergunto por que esperaram tanto tempo.
Francisco Carlos Peres Ataíde (Sorocaba, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.