Leitores falam sobre participação de idosos em manifestações antidemocráticas

Saída do Brasil de aliança antiaborto e palestras de Bolsonaro também são temas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Idosos
"A radicalização dos idosos" (Mariliz Pereira Jorge, 18/1). Acho que "carências afetivas" e "busca de novo propósito de vida" não são sentimentos que só os velhos têm. As pessoas em geral buscam suprir esses problemas tentando novos empregos, amigos, amores. Mas vir a se tornar golpista por isso… acho que não! Mau caráter é mau caráter em qualquer idade. Não dê aos velhos mais este peso, este ônus, já os temos em demasia.
Otavia Pagano Muraro (Campinas, SP)

Explicação primorosa para o fenômeno da adesão dos idosos aos desvarios bolsonaristas. Falo com autoridade: tenho 80.
Raul Moreira Pinto (Passos, MG)

Idosas bolsonaristas organizam manifestações antidemocráticas no Comando Militar do Sudeste, em São Paulo - Karime Xavier - 15.nov.22/Folhapress

Excelente matéria. Muitos desses idosos foram esquecidos pela sociedade e, principalmente, pela família. Nos acampamentos bolsonaristas, se sentiam acolhidos, protagonistas de algo "grandioso". Patético para nós, mas crível para quem não se sente mais útil na sociedade.
Helen Rezende (Cuiabá, MT)

Depois de uma vida produtiva, não creio que seja inexorável a falta de propósito em idosos, como afirma a autora. A sociedade é muito preconceituosa com os mais velhos.
Marilena Fajersztanjn (São Paulo, SP)


Conservação
"Má conservação ameaça obras de Brecheret e Di Cavalcanti em São Paulo" (Ilustrada, 18/1). Na cidade mais rica do país vemos milhares de pessoas abandonadas pelo poder público. O que dizer então da cidade, das ruas, calçadas, praças, parques e esculturas. Tudo absolutamente abandonado. Uma tristeza enorme.
Helio Araujo (São Paulo, SP)

A meu ver, e com todas as dificuldades inerentes, as duas obras deveriam ser transferidas para museus, infelizmente.
Vitor Luis Aidar Santos (Jaboticabal, SP)

Mosaico na entrada do edifício Triângulo, projeto de Oscar Niemeyer, construído no centro da cidade de São Paulo - Karime Xavier/Folhapress

Lei Maria da Penha
"Prefeito de SP sancionará lei que proíbe contratação de condenados por Lei Maria da Penha" (Mônica Bergamo, 17/1). Primeiro ato decente dessa pessoa que eu nem sabia que estava viva. Para nós, paulistanos, a cidade não tem prefeito há quase dois anos.
Mara Passos (São Paulo, SP)


Aliança antiaborto
"Sob Lula, Brasil deixa aliança antiaborto patrocinada por países ultraconservadores" (Mundo, 17/1). Que ótima notícia.
Maria Stela Morato (São Paulo, SP)

Além de ser favorável à saída do Brasil deste grupo, podemos usar aquele ditado antigo: diga-me com quem tu andas e direi quem tu és. O Brasil deve participar de valores de nações mais liberais e não países ultraconservadores que ainda almejam a destruição da pauta da diversidade e direitos das mulheres.
Benedito Claudio Pacifico (Duque de Caxias, RJ)


Silêncio
"PF marca depoimento de Torres para esta quarta, e defesa diz que ele não vai falar" (Política, 18/1). O silêncio dos inocentes...Já vimos esse filme.
Gustavo da Silva Sabino (Campo Grande, MS)

Esse pessoal costuma ser tão comunicativo e de repente fica mudo.
Frankklim Alencar Figueiredo (Carapicuíba, SP)


Palestras
"Bolsonaro já estuda ficar nos EUA por mais tempo" (Política, 18/1). Enquanto Bolsonaro prosseguir dando exibições de que está acima da lei e continuar impunemente aplicando suas fórmulas de desagregação social, deboche aos poderes constituídos, e desacreditando a aplicação da lei, seus seguidores não vão parar.
Claudio Lourenço (São Paulo, SP)

Método de ensino
"Preocupadas com ChatGPT, universidades começam a rever métodos de ensino" (Mundo, 18/1). Vai ser interessante se daqui a alguns anos um ganhador de Nobel de literatura declarar, depois da premiação, que na verdade quem escreveu sua obra foi uma ferramenta de inteligência artificial. Nada contra, mas caminhamos em direção à mediocrização humana. Desta forma, dificilmente teremos muitos grandes pensadores no futuro. É a involução do intelecto.
Roberto Gomes (São Carlos, SP)


Escola
"Não titubeie, a escola do seu filho precisa ser inclusiva" (Assim Como Você, 17/1). Lindo texto!
Flavia Barata e Conde (Itu, SP)

Certamente esse modelo inclusivo formará adultos melhores, não tenho dúvida disso!
Paulo da Silva Batista (Cuiabá, MT)


Viagem
"Ser, não estar, em Portugal" (Zeca Camargo, 18/1). Zeca, nunca pare de viajar e compartilhar as suas vivências e o seu olhar, assim viajo um pouquinho com você.
Sueli Iossi (Ribeirão Preto, SP)


Posicionamento
Em relação à reportagem "Nunes defende internação compulsória para quem consome crack há mais de cinco anos" (Cotidiano, 13/1), a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que os exames realizados pela equipe de saúde revelaram comprometimento pulmonar em 51% dos dependentes químicos. Por amostragem, é correto afirmar que a mesma proporção de todos que consomem e se submetem às mesmas condições, diariamente, apresentem o mesmo quadro de saúde.
Fátima Brito, coordenadora da Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Saúde de SP (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.