Descrição de chapéu Tóquio 2020

Diversão, estudos, traumas e trabalho pesado: saiba como era a vida de leitores da Folha aos 13 anos

Relatos são enviados após a skatista Rayssa Leal se tornar a medalhista brasileira mais jovem nos Jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A skatista Rayssa Leal, 13, gravou seu nome na história do esporte e dos Jogos Olímpicos nesta segunda-feira (26), com a medalha de prata na categoria street das Olimpíadas de Tóquio-2020.

Espontânea e carismática, a atleta de Imperatriz (MA) ganhou projeção nas redes sociais aos seis anos, com um vídeo em que aparecia acertando manobras vestida com uma fantasia da personagem Sininho. Isso lhe rendeu o apelido de Fadinha, que a acompanha até hoje.

Ao se tornar a mais jovem medalhista da história do país, Rayssa fez ecoar pelas redes sociais a pergunta "O que você fazia aos 13 anos?" –que a Folha chamou os leitores a responderem.

"Em 1991, aos 13 anos, eu tive contato com uma série de TV que mudaria minha vida para sempre: Jornada nas Estrelas!", contou o historiador Eduardo Pacheco de Freitas, 42, sobre programa que ia ao ar na extinta TV Manchete.

"Foi amor à primeira vista! Viajar pela galáxia a bordo da espaçonave USS Enterprise; visitar planetas em um instante por meio do teletransporte; conhecer o universo mais rápido do que a luz. Tudo isso me fascinou, tudo isso me fascina até hoje."

Para Eduardo, de Porto Alegre, mais do que as aventuras, "foi a mensagem de liberdade, tolerância e, sobretudo, de igualdade transmitida pelo capitão Kirk, Spock e toda a tripulação" que impactou sua vida a ponto de influenciar sua escolha profissional. "Quem poderia dizer que aquele guri de 13 anos acabaria escrevendo dois livros sobre a sua série favorita?"

Muitos leitores foram ao Twitter rememorar o período escolar, as brincadeiras de rua e suas próprias aventuras no esporte.

"Eu ia para escola, via desenhos, jogava muita bola, andava muito a cavalo, ia em cachoeiras e represas nadar. Tive uma infância muito boa", contou Uanderson (@uanderson_BMW).

"Matava aula de educação física e tentava passar de ano na escola", disse Lucas Braga (@lucasmbraga).

Para alguns, relembrar a adolescência trouxe à tona traumas e experiências marcantes.

E muitos relataram o início precoce no mundo do trabalho. Brasileira Invisível (@NATLIA80288630) e Mary (@@Marilza81293767) já trabalhavam em casa de família aos 13 anos de idade, enquanto Francisco Aragão (@Francisc0Aragao) ajudava o pai no mercadinho 6 h por dia.

Houve também quem reclamasse da comparação injusta com Rayssa.

Mas tudo bem, gente: cada um tem seu tempo.

A Rayssa Leal a gente já sabe: irá responder, para sempre, que estava nas Olimpíadas faturando uma medalha de prata no street skate, um feito que a põe no rol das lendas olímpicas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.