Para leitora, Tarcísio é responsável pelas 72 cracolândias em SP

Usina multada, prisão de ativistas ambientais e apagão tecnológico estão entre os temas comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cracolândias ambulantes

Tarcísio conseguiu: 72 cracolândias ("Cidade de São Paulo tem 72 cracolândias espalhadas por 47 bairros, de áreas nobres a periferia", Cotidiano, 20/7)! Como um político consegue se tornar um multiplicador.
Márcia Shimae Tokashima Nishiye (São Paulo, SP)

Sou da época em que usar drogas era crime, mas, nos tempos atuais, em que usuários são doentes, o caso passou a ser de saúde e está se alastrando. Tratem esses casos como de polícia para ver se eles não somem.
Benedito C. Pacifico (Duque de Caxias, RJ)


Rússia condena americano
O cara estava nos Urais (Rússia), ao lado de uma fábrica de blindados, procurando reuniões secretas com trabalhadores da indústria bélica ("Rússia condena repórter americano a 16 anos de cadeia por espionagem", Mundo, 20/7). Seria condenado em qualquer país.
Paulo Pinheiro Machado (Florianópolis, SC)

A imagem mostra um policial em uniforme, com cabelo curto e uma expressão séria, em pé ao lado de uma cabine de vidro. Dentro da cabine, um homem com cabeça raspada e braços cruzados observa. O ambiente parece ser uma sala de tribunal, com paredes claras e janelas.
Observado por guarda russo e dentro de uma cela de vidro, Gerchkovitch ouve o veredicto na corte de Iekaterimburgo - Alexander Nemenov/AFP

Apagão
O bug do milênio chegou com atraso de 24 anos ("Falha em sistema da Microsoft gerou apagão; no Brasil, bancos têm instabilidade", Mercado, 20/7).
Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)

Quem vai pagar o prejuízo?
Paulo Sales (Belo Horizonte, MG)


Aves e doença
Pergunta: E a venda no Brasil ("Agricultura suspende exportação de carne de aves para quatro países após caso de doença no RS", Mercado, 20/7)? Liberada?! Como será gerenciada a distribuição no Rio Grande do Sul e no restante do país?
Maria Rita Torraca Gordin (São Paulo, SP)


Quilombolas e analfabetismo
É preciso política pública permanente para tratar da educação, da saúde e da regulação fundiária, para que essa população alcance o mínimo da igualdade preconizada na Constituição ("1 em cada 5 quilombolas no Brasil é analfabeto, diz Censo", Cotidiano, 20/7). As questões levantadas para o problema, como localização ou vida nos sertões, são absurdas. No século 21, com sistemas de comunicação que alcançam distantes locais e a plena consciência do que é exclusão, incluir essas comunidades é corretíssimo.
Alexandre F. Junior Matos (Niterói, RJ)


Dano ambiental
Que tristeza ("Usina é multada em R$ 18 milhões por morte de peixes em rio de Piracicaba (SP)", Ambiente, 20/7)! O valor não cobre o dano causado na biota aquática, no hidrológico, no geológico e nas populações que dependem do ambiente como um todo, além dos peixes. E querem negar a responsabilidade. Isso não pode ser chamado de ignorância ecológica, e sim de crime.
Angela Bueno (Florianópolis, SC)


Decisão autoritária
"Ativistas ambientais são condenados de 4 a 5 anos de prisão no Reino Unido" (Ambiente, 20/7). Isso lembra ditaduras de América Latina, Oriente Médio, Rússia... Essas que o Reino Unido tanto condena.
Monica da Silva Nunes (Rio Branco, AC)

Cinco pessoas estão posando para a foto em um jardim na frente de uma casa com paredes de pedras. A primeira pessoa à esquerda usa um vestido longo e escuro, a segunda está vestindo uma camisa xadrez e jeans, a terceira é uma mulher mais velha com cabelo grisalho, a quarta pessoa é um homem jovem com uma camiseta preta e a última é uma mulher mais velha usando uma blusa vermelha e segurando uma bengala. Todos estão sorrindo e se apoiando uns nos outros.
Ativistas climáticos do grupo britânico Just Stop Oil condenados de 4 a 5 anos de prisão por organizarem protesto em rodovia na Inglaterra - Divulgação

Protetores solares
A questão da cartela de cores é empecilho muito grande para a compra desses produtos ("Protetores solares com cor são práticos e oferecem boa cobertura", Equilíbrio, 20/7). Eu, mesmo parda, tenho dificuldades para encontrar um que se adapte ao meu tom.
Vitória Furtado (Valença, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.