Descrição de chapéu genética

Você tem um sósia? Conte sua experiência e envie foto para a Folha

Pares podem ser idênticos mesmo sem parentesco; relatos serão publicados no Painel do Leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

Você é idêntico a alguém com o qual não possui nenhum parentesco? Sempre é confundido com algum famoso devido à incrível semelhança física? Queremos ouvir sua história nesta interação.

Envie uma fotografia ao lado da sua "cópia", ou apenas uma foto sua indicando a pessoa que é sua sósia, e escreva um relato contando como descobriu a semelhança através deste formulário. Algumas histórias serão publicadas no Painel do Leitor.

Os sósias, também chamados de "doppelgängers" (alemão para "duplo ambulante"), podem ser similares ao ponto de se passarem por irmãos gêmeos, mesmo sendo de famílias diferentes e tendo ancestrais que vieram de partes distintas do mundo.

Segundo um estudo divulgado na revista Cell Reports nesta terça-feira (23), a explicação para o fenômeno pode estar no fato de eles terem DNA parecido.

Ao compartilharem um número significativamente maior de genes do que pares não semelhantes, os sósias apresentariam aparências idênticas e até predileções pelas mesmas doenças. Isso significa, de acordo com o estudo, que as similitudes seriam, até certo ponto, obras do acaso, propiciadas pelo crescimento populacional.

Exemplos de fotografias utilizadas no estudo "Look-alike humans identified by facial recognition algorithms show genetic similarities", que aponta que DNA de sósias é parecido. (Crédito: François Brunelle ) - François Brunelle
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.