Descrição de chapéu Cracolândia desmatamento

'Só cavalos e Bolsonaro não ligaram para funeral da rainha', diz leitor

'Prefeito, não deixe Santa Cecília morrer', pede leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enquanto isso, no Reino Unido
No solene cortejo que conduziu o corpo da rainha da Inglaterra rumo ao sepultamento, os únicos que não estavam nem aí eram os cavalos e o presidente da ex-colônia portuguesa.
Fidelis Marteleto (São Paulo, SP)

Cavalos no funeral da rainha Elizabeth 2ª, em Londres - Maja Smiejkowska/Reuters


"Brasileiro é hostilizado por bolsonaristas em Londres; inglês pede respeito" (Política, 19/9). O bolsonarismo representa a escória da politicagem brasileira, que tem na ação agressiva, não no pensar, o seu modus operandi. Ainda vai durar, mesmo com a queda de seu maior representante.
Fauzi Palis Júnior (Ituiutaba, MG)

Mito é Jesus, que multiplicou os pães. Já o Messias multiplica é imóveis.

Luiz Bayard Bayer de Carvalho

Canoas, RS


Jair não é mito nem messias. Está mais para o bezerro de ouro. Vamos derrubá-lo do pedestal no mês que vem.
Lorenzo Frigério (Vargem Grande Paulista, SP)


Engasgada
Chorei ao ler o artigo em que Cristina Serra descreve os horrores da era Bolsonaro ("Nós, os sobreviventes do ódio", Opinião, 20/9). Obrigada por nos dar voz sobre tudo isso que está engasgado em nossas gargantas. Não aguentamos mais! Agradeço até em nome daqueles que não se importam, porque seus descendentes não têm culpa de tanta insensatez e falta de compaixão.
Eliana França Leme (Campinas, SP)

Daniel Silveira (amarelo) e Rodrigo Amorim se exibem com placa de Marielle Fraco quebrada - Reprodução


Parabéns a Cristina Serra pela acurada síntese dos absurdos que temos sofrido nos últimos anos em nosso país. Mais do que uma ode à memória, seu texto nos auxilia a refletir sobre o Brasil que queremos, com dirigentes que respeitem e pratiquem valores humanitários e que honrem nossa jovem democracia.
Letícia Moreira Dias Kayano (São Paulo, SP)


Voto útil
"Lula intensifica busca por voto útil e recebe apoio de Meirelles e Cristovam no 1º turno" (Política, 20/9). O lugar de Lula é na cadeia, não como candidato à Presidência da República.
Leonardo Oliveira (Manaus, AM)


Igrejas
A coluna de Hélio Schwartsman expõe a mais pura verdade ("A multiplicação das igrejas", Opinião, 20/9). São fazedores de milagres com uma constância ímpar. Diariamente, em grande profundidade, realizam atos que nem Jesus Cristo foi capaz de realizar.
Aluízio D. Silva (São Paulo, SP)

Bolsonaro e Michelle em culto evangélico na Igreja Batista da Lagoinha (MG) - Reprodução/O Tempo


Muito impressionante o relato do colunista sobre a fundação de sua igreja, em 2009. Episódio irônico, engraçado e trágico! Fica fácil entender como se criaram figuras como Edir Macedo, Waldemiro Santiago, RR Soares e o pavoroso Malafaia, principal conselheiro do atual presidente. Poderia muito bem ser seu vice. Combinam em todos os quesitos.
Marcos Fortunato de Barros (Americana, SP)

Na última década, foram abertas no Brasil 21 igrejas evangélicas "POR DIA"! Com benesses tributárias. É um escândalo, um abuso contra a nossa Constituição, laica. Hélio Schwartsman tem razão em denunciar.
Pedro Portugal (Belo Horizonte, MG)

Eu me lembro do embuste. O Hélio Schwartsman fundou a Igreja Heliocêntrica. Eu acreditei. E rezei, rezei e rezei. Tudo falso, como sempre, pois até hoje continuo pagando IPTU, IPVA e IR.
Luís Valise (São Paulo, SP)

Será que a multiplicação das igrejas evangélicas, como apontou Hélio Schwartsman em sua coluna, não tem a ver também com lavagem de dinheiro? Quem controla os dízimos?
Rui Versiani (São Paulo, SP)


Miau
Ao assumir a presidência do TSE, o ministro Alexandre de Moraes prometeu solenemente que desta vez seria diferente de 2018, pois que a Justiça Eleitoral seria enérgica contra abusos, embustes e fake news propagados, na imensa maioria das vezes, pela campanha e apoiadores do atual ocupante da Presidência. Não é o que estamos vendo, pois os abusos, antes locais, tomaram um âmbito mundial. E o TSE só faz mandar cessar os crimes quando os abusos já causaram os efeitos desejados. Os criminosos estão cada vez mais atuantes e o rugido do ministro está cada vez mais parecendo um miado.
Nicola Granato (Santos, SP)


Valeu a pena?
Assim como João Pereira Coutinho, me indago sobre o que leva algumas pessoas normais a matarem em nome dos políticos de estimação e, confinadas numa prisão, destruírem a sua sagrada família ("Matar em nome de um político é o grau zero na escala da inteligência" 20/9). O que leva a uma devoção canina como Ruslan? Outrora útil, ao perder sua utilidade, tornou-se um cão sem dono, um vira-lata desdenhado pelo dono que antes mereceu sua fidelidade canina. Valeu a pena?
Ângela Luiza S. Bonacci (São José dos Campos, SP)


Dia da Árvore
Lamentavelmente, nada temos a comemorar no seu dia. Temos apenas os tristes índices de desmatamento nos três grandes biomas, Pantanal, mata atlântica e Amazônia. Neste ano já foram 8.590 km2 desmatados. São bilhões de árvores derrubadas de nossas florestas. E lamentavelmente os governos nada fazem para evitar os incêndios criminosos.
José Pedro Naisser (Curitiba, PR)


Não deixe Santa Cecília morrer
Santa Cecília agoniza. O tráfico, a sujeira, o barulho e a falta de segurança estão pondo fim ao nosso bairro. O local que amamos e há tantos anos escolhemos para viver está definhando, irreconhecível. Cracolândias proliferam. Comerciantes desistem de suas atividades. Aplicativos de transporte já não nos atendem. Senhor prefeito, nós, moradores idosos, pedimos socorro. Não deixe nosso querido bairro morrer.
Maria Angélica Monteiro Cinquegrana (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.