Leitores falam sobre uso político da fé na campanha eleitoral

Coluna sobre 'cheque em branco' a Lula também recebe comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Falas de Damares
"Ministério tem três dias para prestar informações após falas de Damares" (Cotidiano, 11/10). Se fosse verdade ela teria denunciado na época, teria feito estardalhaço.
Maria Beatriz Telles Marques da Silva (São Paulo, SP)

A ex-ministra tem seu lugar de fala, sua plateia fiel ávida por consumir qualquer enxurrada de aberrações verborrágicas. Os traços de veracidade ou racionalidade estão dispensados.
José Lino da Silva (Goiânia, GO)


Polícia Federal
"Ministros do STF veem tentativa de interferência nas eleições em ação contra governador de Alagoas" (Mônica Bergamo, 11/10). Está mais que evidente que esta ação foi encomendada por causa das eleições.
Sueli das Graças V G Souza (Mogi das Cruzes, SP)

Prender alguém ligado ao candidato do STF é um atentado à democracia.
José M Leal (Campinas, SP)

É preciso restabelecer a democracia no nosso querido Brasil. Só em ditaduras ministros da suprema corte se manifestam fora dos autos e sobre matéria política que podem vir a julgar.
Nelson Vidal Gomes (Fortaleza, CE)

Só pela fala do Lira, nota-se grande interferência. Muita firmeza para quem alega saber tão pouco.
Maria Izabel Costa (Curitiba, PR)


Mariliz Pereira Jorge
"O cheque em branco para Lula" (Opinião, 11/12). Bolsonaro é um horror, mas tremo quando penso em passar um cheque em branco a Lula. Lula ainda não disse o
que se propõe a fazer.
José Ricardo da Silveira (Rio de Janeiro, RJ)

A maioria dos comentários exalta Lula como um democrata. Ele não aceitou a nova Constituição de 1988, foi contra o Plano Real, fez uma fraude com Cuba no Mais Médicos, nem falo do mensalão e petrolão que já se tornaram históricos.
Samuel Gueiros Jr. (Santarém, PA)

Lula já governou por oito anos. Tem experiência. É um democrata. Essa é a trincheira. Mas entendi seu texto, Lula é a régua para expulsar esse hipócritas do poder.
Joselma Ramos Mouta (Brasília, DF)

Nem é tão em branco assim, Mariliz, já que Lula tem histórico democrata, fez governos colados às necessidades do povo que ele ama e por quem superou, com altivez, uma prisão política.
Vera Queiroz (Rio de Janeiro, RJ)

Na política, não existe cheque em branco. Mais cedo ou mais tarde, dependendo dos débitos, créditos e passivos, sempre se paga em dobro e com juros.
Josã Eduardo Ferolla (Belo Horizonte, MG)


Homenagem parada
"Estátua de Nossa Senhora em Aparecida segue desmontada depois de cinco anos" (Cotidiano, 12/10). De que vale uma santa literalmente em pedaços? Diria que tanto quanto se estivesse montada,
absolutamente nada.
Venâncio Junior (Campinas, SP)

Se o terreno onde ele quer erguer a estátua é particular, se os custos não envolvem dinheiro público e como não se trata de obra agressiva ou ofensiva a ninguém, não entendo o motivo da proibição.
João Pinheiro (São Paulo, SP)

Estátua de Nossa Senhora, que está desmontada há cinco anos em Aparecida (SP)  - Rubens Cavallari/Folhapress

Politização da fé
"Arcebispo de Aparecida fala sobre eleição em basílica superlotada e diz que é preciso vencer ódio" (Poder, 12/10). As igrejas evangélicas cresceram em razão da alienação da igreja católica em relação aos problemas sociais. Agora acontece o inverso, evangélicos vão perder espaço em razão da politização da fé, em detrimento da situação social.
Marco Medeiros (Rio Grande, RS)

"Dom Odilo critica uso eleitoral da fé e lamenta desatenção aos católicos" (Política, 11/10). Dom Odilo, como sempre, é lúcido e preciso em sua análise. Parabéns pela entrevista.
Sylvia dos Santos (Jaboatão dos Guararapes, PE)

Era melhor ficar calado. Não existe equiparar os dois lados, inadmissível.
Rodrigo Tessai dos Santos (Sorocaba, SP)


Novela política
"Entenda polêmica de Gloria Perez e Bolsonaro, que é ídolo de Guilherme de Pádua" (Ilustrada, 12/10). Rapaz, é cada coisa que esta eleição tem mostrado. Discutir Gloria Perez já é demais!
Sandra Regina Vidal (Goiânia, GO)

Infelizmente tem gente que se diz cristã e pessoas pretas, gays, pobres, nordestinos, mulheres, judeus e até índios que apoiam o extremismo de direita. Estão sendo objeto de políticos e religiosos abjetos.
José Caminha (Rio de Janeiro, RJ)


Verbas parlamentares
"Governo esconde bloqueio de R$ 3,5 bi em emendas para evitar desgaste às vésperas da eleição" (Mercado, 11/10). As emendas são apenas a parte de cima do iceberg, milhares de vezes maior do que o mensalão. Para quem acusa aos berros o PT, faz muito pior.
Leonilda Pereira Simões (Florianópolis, SC)

É muito dinheiro para essas emendas. E fica claro aqui que o governo tem, sim, controle sobre empenho desses recursos aos parlamentares.
Diego Rodrigues (São Bernardo do Campo, SP)


Sonho americano
"Furacão Ian destrói sonho de aposentadoria na Flórida, e idosos veem futuro incerto" (Mundo, 12/10). O pais mais rico do mundo não tem plano de construção de residências subsidiadas pelo governo.
Dagmar Maria Leopoldi Zibas (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.