Como você, leitor, lida com suas derrotas? Conte sua história

Admitir erros e perdas pode ser árduo, mas traz diversos ensinamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com mais de 40 horas de silêncio após a divulgação do resultado do segundo turno, que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) se tornou o primeiro presidente do Brasil a não reconhecer imediatamente o sucessor desde a redemocratização. Já é uma espécie de tradição, desde 1989, que os candidatos se manifestem publicamente assim que as urnas terminam de ser apuradas.

A postura pode ser considerada por alguns como antidemocrática, mal-educada, imatura e também acaba funcionando como incentivo para que seus apoiadores realizem protestos golpistas em estradas pelo país.

Aprender a lidar com derrotas é algo difícil, mas faz parte do amadurecimento de todas as pessoas. Desde que os filhos são crianças, muitos pais buscam introduzir o tópico para que eles consigam ter contato com a realidade e encarar perdas como algo natural da vida.

No seu caso, leitor da Folha, como você lida com derrotas? Qual foi a primeira vez que você teve contato com esse sentimento? De alguma forma, a derrota trouxe aprendizado para você? É possível reagir de uma forma mais positiva a uma perda? Conte a sua história neste formulário.

Alguns comentários serão publicados na edição de domingo do Painel do Leitor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.