Descrição de chapéu Eleições 2022

'O Brasil venceu a máquina de ódio', diz leitor; veja vídeos e relatos

Brasileiros decidiram neste domingo próximo presidente e 12 governadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)


O Brasil concluiu neste domingo (30) o segundo turno das eleições de 2022. Além de escolher 12 governadores, os eleitores foram à urnas decidir o próximo presidente do país. A vitória foi de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fará seu terceiro mandato após a disputa mais apertada desde a redemocratização.

No Rio de Janeiro, o designer Leo Arruda Mendes, 47, comemora a derrota da gestão Bolsonaro como a restauração da "fé na democracia".

"O Brasil venceu a máquina de ódio e as mentiras do governo atual e restaurou a fé na democracia!", diz.

Leitor do Rio de Janeiro comemora vitória de Lula
Leo Arruda Mendes, 47, leitor do Rio de Janeiro comemora vitória de Lula nas eleições - Leitor

De Juazeiro do Norte, no Ceará, a professora Francisca Eugênio Coelho, 54, chama o resultado das eleições presidenciais de "magnânima". "Estamos livres de um governo insano. Antidemocrático que não tem respeito Peloponeso povo Brasileiro", diz.

Ela comemora a vitória do petista ao lado de amigas cantando o jingle "Tá na Hora do Jair, Já Ir Embora", que viralizou às vésperas do segundo turno.

O cantor Carlos Navas, 53, de São Paulo agradece ao povo nordestino pela resultado expressivo de Lula nas urnas, apesar das operações da PRF que prejudicaram a chegada dos eleitores ao locais de votação no Nordeste.

"A escuridão acuada atacou, a polícia rodoviária federal atrapalhou, os pastores pregaram o voto no falso messias, os empresários assediaram seus funcionários, mas o amor venceu", diz ele.

"Da escuridão, fez-se a luz! Que o nosso país seja diálogo, empatia, perdão, humildade, arte, cidadania, saúde, esporte, educação e cura. Gratidão ao povo amado nordestino", conclui.

Leitor Carlos Navas, de São Paulo, demonstra apoio à Lula
Leitor Carlos Navas, de São Paulo, mostra comprovante de votação de apoio à Lula - Leitor

"Estou na Avenida Paulista comemorando a vitória de Lula. Presidente do povo, do FIES, do Prouni", conta a médica Glaucia Medeiros Ribeiro, 33, de São Paulo. "Cheguei até aqui graças a ele", diz sobre o petista.

Leitora  Glaucia Medeiros Ribeiro comemora vitória de Lula na Paulista
Leitora Glaucia Medeiros Ribeiro comemora vitória de Lula na Avenida Paulista, em São Paulo - Leitora

"Minha singela comemoração é por ter esperança novamente no Brasil. É saber que teremos um governo que olha para os mais pobres, que investe em livros e cultura. Que vai lutar para tirar o maior número de pessoas da linha da pobreza. O povo vai poder sorrir de novo!", escreveu a leitora Jaqueline Santos Gomes Landesmann Frey, 38, de Cotia (SP).

Fotografia colorida em plano médio de mulher branca de cabelos longos loiros; ela usa boné branco escrito Lula 2022 em vermelho, camisa preta, cachecol claro e faz sinal de vitória com os dedos
A leitora Jaqueline Santos Gomes Landesmann Frey, 38, de Cotia (SP) - Leitora

"Emoção equivalente a ver o meu Vasco sendo campeão mundial", disse Luiz Antonio Pereira da Silva, 83, do Rio de Janeiro (RJ).

Vídeo da leitora Gabriele Schumm mostra apoiadores de Lula celebrando vitória em túnel que liga as estações Paulista e Consolação, no metrô de SP, e na Avenida Paulista.

Vídeo da leitora Bruna Bortoletto mostra a cantora Daniela Mercury cantando o hino nacional na Avenida Paulista após a vitória de Lula.

"Comemoro a vitória de Lula, embora não seja o candidato de meus sonhos. Mas Bolsonaro é certamente o candidato de meus pesadelos. Ele conseguiu arregimentar as mentalidades mais retrógradas da sociedade em um pacto autoritário, reacionário e anticivilizatório. Quando se assiste a hordas protestando contra a Justiça e os tribunais e pedindo a volta da ditadura, é hora de reafirmarmos nossa confiança na democracia e no Estado de Direito. E Lula representou esse desejo e objetivo nestas eleições. Vencemos esse tropeço da História", disse o leitor Luthero Maynard, 81, de São Paulo (SP).

"Não sei enviar fotos, e meus filhos, que fazem isso para mim, estão na Paulista comemorando a vitória", acrescentou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.