Descrição de chapéu Datafolha

Leitores criticam protestos de caminhoneiros bolsonaristas nas estradas

'Isso ainda vai servir para prejudicar o próprio chefe que eles querem defender', diz assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manifestações nas estradas
"‘Não é hora de parar o Brasil’, diz um dos líderes de greve dos caminhoneiros de 2018", (Mercado, 31/10). É hora de rever a malha ferroviária do país.
Roberto Torsani Lisboa (Belo Horizonte, MG)

Isso ainda vai servir para prejudicar o próprio chefe que eles querem defender... Estão todos se derrubando sozinhos...
Marcio de Mattos (Cascavel, PR)

No domingo a PRF estava uma leoa contra os eleitores no Nordeste. Nesta segunda está uma gatinha manhosa contra os caminhoneiros ("Caminhoneiros bolsonaristas bloqueiam estradas em ao menos 11 estados", Mercado, 31/10).
Fernando Lima (Itapema, SC)

Caminhoneiros apoiadores de Bolsonaro bloqueiam trecho da BR-101 em Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis  - Anderson Coelho/AFP

Eleições
Ufa! Quantos dias de ansiedade. Não que Lula seja um santo, mas essa eleição foi muito difícil. Finalmente vamos ficar livre das mentiras e dos absurdos de Bolsonaro. Mas devemos refletir porque tantos brasileiros concordam com as ideias do pior presidente que o Brasil já teve.
Cristina Reggiani (Santana de Parnaíba, SP)

O presidente eleito poderá mudar os descaminhos de Bolsonaro, desmilitarizar o Planalto, recuperar a transparência e o respeito às instituições. Que Lula faça bom uso desta nova chance.
Calebe Henrique Bernardes de Souza (Mogi das Cruzes, SP)

Eleito dá o primeiro passo através da fala, fica escancarada a diferença: Lula fala como presidente de todos os brasileiros e como estadista. Nunca foi uma escolha difícil. Parabéns, presidente Lula.
Gustavo A J Amarante (São Paulo, SP)

Ressaca cívica
Acordei numa espécie de ressaca cívica, ainda sob efeito da emoção de termos saído do pesadelo bolsonarista. O artigo da Giovana Madalosso ("Desce a mamadeira de despiroca", 30/10) prolongou essa emoção. Ela traduz com muita sensibilidade o sentimento de todos os que, durante quase quatro anos, tiveram sufocados valores como a empatia, a tolerância e a solidariedade.
Simon Widman (São Paulo, SP)

A sensibilidade e a empatia, o convite ao acolhimento de todos os que foram pisados pelo governo Bolsonaro falam alto. É hora de recomeçar e reconstruir.
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos (São Paulo, SP)


Silêncio
"Bolsonaro vai dormir, e aliados descartam contestação de resultado após vitória de Lula", (Política, 30/10). Bolsonaro é um blefe e deverá ser esquecido, principalmente com um bom governo de Lula!
Humberto Giovine (Erechim, RS)

Não quer dar o braço a torcer, deve ter passado a noite em claro inventando alguma historinha para desqualificar a vitória da oposição...
Rodrigo Gerstner (Rio de Janeiro, RJ)

‘Louvai ao Senhor’
"Michelle compartilha trecho da Bíblia em primeira manifestação após derrota de Bolsonaro", (Mônica Bergamo, 31/10) Deus apontou o caminho e a maioria dos brasileiros seguiu. O caminho da paz, não das armas, de valorização da vida, de respeito ao meio ambiente. A senhora deveria ler o evangelho com mais atenção e respeito.
Marcelo Ghibu (Santos, SP)

Durante a missa de domingo, rezei muito pelo Brasil! E o padre, por conhecer as sagradas escrituras, em nenhum momento aludiu à eleição! O verdadeiro cristão conhece a palavra de Jesus. Ele determinou em Mateus a separação do profano, o Estado, do divino.
Neli de Faria (São Paulo, SP)

Dilma Rousseff
Estou aqui aplaudindo e concordando com cada parágrafo do seu texto. Ainda falta muito para melhorar este Congresso misógino e conservador, mas a votação recorde do Lula diz que nem todos brasileiros são oriundos do esgoto ("Dilma Rousseff deveria ser escolhida para passar a faixa a Lula, e não Bolsonaro", Quadro Negro, 31/10).
Maria Helena Firmbach Annes (Porto Alegre, RS)

Menos, colunista! Menos petismo e parcialidade. Quem tirou a Dilma foram o Congresso e o STF, tudo de acordo com a lei. E Lula só se elegeu porque abraçou democratas que foram a favor do impeachment, como Alckmin e Simone Tebet. Não foi golpe!
Nasemar Hipólito (São Paulo, SP)


Regina Duarte
Regina tripudiou sobre o próprio passado (brilhante) e manchou de forma indelével a própria biografia. Uma pena, merecia um fim melhor ("Regina Duarte é hostilizada em teatro em SP; veja vídeo", Mônica Bergamo, 29/10).
Luthero Maynard (São Paulo, SP)

Regina Duarte exibe bandeira com rosto de Jair Bolsonaro, em publicação no seu perfil do Instagram - Instagram/reginaduarte

Halloween
Acho uma gracinha ver uma festa temática com distribuição de doces para crianças, mas acho uma tristeza que a nossa festa, com a nossa cultura, que é a festa de Cosme e Damião seja desqualificada. A gente precisaria ter mais amor pela nossa própria cultura ("Condomínios criam regras para evitar confusão na busca por doces do Halloween", Cotidiano, 29/10).
Emilia Amoedo (Rio de Janeiro, RJ)


Estilo musical
Belíssima pesquisa por amostragem. Metodologia interessante, de abordagens qualitativa e quantitativa. Faltou, entendo, nos permitirem visualizar as variáveis por regiões do país e, avançando ainda mais, por estados em que a pesquisa foi realizada ("Sertanejo é o estilo musical mais ouvido entre os jovens brasileiros, mostra Datafolha", Ilustrada, 30/10).
Claudio Messias (Assis, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.