Descrição de chapéu Copa do Mundo 2022

'Obrigado por ser meu companheiro, mesmo sem saber que eu existo', diz leitor a Messi

Leitores da Folha enviaram mensagens ao atacante argentino, escolhido melhor jogador da Copa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Exemplo, ídolo, amigo e inspiração para uma América Latina mais unida. Esse é Lionel Messi visto pelos olhos dos leitores da Folha, que enviaram mensagens ao craque argentino.

Sete vezes melhor do mundo, Messi finalmente conquistou o título com que tanto sonhou: recebeu o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador da Copa do Mundo do Qatar, neste domingo (18). Em uma final histórica, a Argentina bateu a França nos pênaltis após 3 a 3 na prorrogação e se tornou tricampeã mundial.

Messi embarca do Qatar com a taça da Copa do Mundo
Messi embarca do Qatar com a taça da Copa do Mundo - @leomessi no Instagram

"Desde os meus 9 anos tenho a oportunidade de te acompanhar. Te vi enfrentar mil desafios durante os anos e crescemos juntos. Aos 18, te vi pela primeira vez ao vivo no Camp Nou, no amistoso contra a chapecoense. Fiquei estático, apaixonado e, principalmente, realizado. Hoje tenho 24 anos e te vi ultrapassar o teu maior pesadelo (aquela final de 2014). Não te conheço, mas parece que somos amigos desde sempre", escreveu o estudante Gabriel Vandelli, 24, de Belo Horizonte (MG).

"Obrigado por ser meu companheiro, mesmo sem saber que eu existo. Estou muito feliz por você! Por favor, não pare de jogar tão cedo, não estou pronto para continuar a crescer sozinho."

Vitória mais do que merecida! O que vimos foi um atleta completo _acreditando no time, exercendo a liderança com categoria, jogando com técnica e, principalmente, com alma!", escreveu a psicóloga
Sandra Fiordoliva, 60, de São Paulo (SP).

Para os leitores, foi graças a Messi que os brasileiros colocaram a histórica rivalidade de lado e torceram em peso pela Argentina.

"Para além de um jogador fenomenal, você é um ser humano incrível. Conseguiu fazer com que até brasileiros, rivais históricos da Argentina, torcessem para o seu país. É uma honra poder ver você jogar", escreveu a estudante Catarina Ometto Scarparo, 18, de São Paulo (SP).

"Nunca me imaginei sentada em uma padaria de São Paulo torcendo para Argentina. A padaria inteira torcendo pela Argentina!! Lindo jogo, linda vitória", contou a enfermeira Tânia Ferreira da Silva, 50, de Sâo Paulo (SP).

"Você fez a América Latina feliz novamente, trouxe orgulho e força ao seu país. E mais ainda, fez uma geração questionar a rivalidade por ter brotado em muitos corações amor e respeito pelo seu trabalho. Inegável sua competência e afetividade com sua família linda", afirmou a secretária Sarah Moreno, 34, de São Paulo (SP). "Desejo que depois da grande vitória da Argentina, possamos fazer nascer uma união entre países latinos."

Leia a seguir algumas das mensagens enviadas pelos leitores.

"Obrigada pela seriedade que resultou no título de melhor entre os melhores. Como vizinhos, celebramos a vitória com vocês."
Eliane Tomiasi, 58, professora (Londrina, PR)

"Obrigada por nos proporcionar um belo futebol! Há muito tempo não assistia uma final de Copa tão emocionante! Seu futebol é mágico, espetacular!"
Marilza Arbex de Castro Lima, 59, aposentada (Fortaleza, CE)

Montagem mostra Maradona carregando a Taça Fifa no estádio Azteca depois de a Argentina ganhar a Copa do México-1986 e Messi fazendo o mesmo no estádio Lusail na conquista de 2022
Maradona carrega a Taça Fifa no estádio Azteca depois de a Argentina ganhar a Copa do México-1986, e Messi faz o mesmo no estádio Lusail na conquista deste ano - 29.jun.1986/Xinhua/FEP/Panoramic/Zumapreess e Carl Recine - 18.dez.2022/Reuters

"Você é o rei da bola! Maradona está feliz com seu desempenho! Dois craques de gerações diferentes! Sortuda sou eu por tê-los vistos jogar!"
Maria Antonieta, 50, dentista (Campina Verde, MG)

"Precisamos de um Messi no Brasil."
Antônio Umberto de Carvalho Filho, 40, caminhoneiro (Francisco Sá, MG)

"Os brasileiros amam Pelé e continuaremos amando, mas sabemos reconhecer quando surge um gigante da bola."
Tammy Suelen de Souza Vieira, 39, servidora pública (João Pessoa, PB)

"Foi muito bonito! Foi emocionante! Até quem não gosta muito de futebol deve estar arrepiado. Pelo partida vibrante, pelas reviravoltas, por ter sido uma das mais inesquecível finais de Copa do Mundo.
Mas principalmente por ser a consagração gloriosa de Lionel Messi. Porque ele representa o mais importante de tudo: gênio, dom, excelência, talento. Aquilo que se sobrepõe a nacionalidade, gênero, sexualidade, etnia, raça, idade, condição socioeconômica e tudo mais: talento."
Fabio S. Dantas Flappers, 36, historiador do cinema (Rio de Janeiro, RJ)

"Sendo um vencedor, não precisava ser humilde...e é...e foi...mil vezes parabéns! Una inspiração neste domingo que não será esquecido!"
Teresa Cristina Rodrigues Narciso, 65, contadora (São Paulo, SP)

"Inspirador ver você liderar a seleção Argentina até o título. Sua idade não atrapalhou, pelo contrário, só te trouxe a maturidade necessária para essa conquista. Parabéns, melhor do mundo!"
Rodrigo da Silva Pastorello, 26, professor (São Caetano do Sul, SP)

Muito obrigada, querido Messi, por tudo o que representa para a Argentina e para todos nós, da América latina. Meu pai (que era argentino) lá do céu estava torcendo. Sou brasileira, mas sempre torci pela Argentina em função do pai maravilhoso que tive️"
Luciana Quadros Villagra, 39, engenheira civil (Porto Alegre, RS)

"Gigante Messi, meu maior desejo é que a juventude se espelhe em você, na sua competência, seriedade e humildade. Sou médica e professora da universidade pública no Brasil e sonho com uma América Latina mais justa e igual para todos." Viva Messi.
Rita Fernandes, 58, médica professora universitária (Salvador, BA)

"Messi, torci mais para você do que pelo Brasil, meu país!"
Gabriela Abdalla, 47, designer gráfico (Belo Horizonte, MG)

"Messi, não encerre a carreira sem jogar no Vascão!"
Nilton Roberto Martins Cabral Guimarães, 42, advogado (Salvador, BA)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.